Estradas rurais em assentamentos estão em fase de conclusão

A Codapar usou a medição topográfica, método que o Incra passou a utilizar pela primeira vez, para fiscalização de trabalhos desta natureza
Publicação
04/03/2010 - 14:20
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Estão em fase de conclusão os trabalhos de abertura, adequação e melhoria de estradas rurais que a Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar) está realizando em assentamentos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em Jardim Alegre, centro-norte do Estado. No Assentamento 8 de Abril, 562 famílias foram beneficiadas com 140 quilômetros de estradas, permitindo o acesso a todos os lotes.
Em Quedas do Iguaçu, restam 40 quilômetros de readequação e 120 de cascalhamento para a entrega dos 214,63 quilômetros de estradas do Assentamento Celso Furtado, que beneficiarão 979 famílias. As obras são resultado do convênio entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário e a Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento.
A Codapar usou a medição topográfica, método que o Incra passou a utilizar pela primeira vez, para fiscalização de trabalhos desta natureza. A
Companhia usou metodologias de precisão para aferição dos serviços de terraplenagem, drenagem e cascalhamento das estradas. O levantamento de dados foi feito através de equipamentos de topografia de última geração.
A construção de estradas pela empresa envolve desenhos, aferição de medições e planilhas financeiras de cálculos, chegando a volumes de terra movimentada entre outros serviços do projeto técnico.
Todo o corpo técnico da área de mecanização da companhia recebeu e vem recebendo treinamento especial, para melhor desempenho destas atividades. “Com o conhecimento que a Codapar adquiriu e desenvolveu entre seu corpo técnico, o trabalho foi muito bem executado e deve ser aplicado a partir de agora, como padrão exigido por lei e obrigatório, em todas as obras de estradas”, afirmou o técnico do Incra Rogério de Azevedo.