A intensificação da conservação das vias que formam as Estradas da Liberdade – corredores alternativos ao pedágio – começa nestes primeiros meses de 2008. O governador Roberto Requião homologou nos últimos dias a licitação para realização dos trabalhos em 340 quilômetros nas regiões de Londrina e Maringá.
As obras correspondem a dois corredores – o de Maringá até Foz do Iguaçu e o de Londrina a Paranavaí. Apenas na conservação destes primeiros lotes serão investidos cerca de R$ 2,4 milhões.
Estão incluídos os trabalhos de roçada de vegetação, limpeza de canaletas, bueiros e das margens das estradas das duas regiões pelos próximos dois anos.
A conservação será mais exigente, segundo o secretário dos Transportes, Rogério W. Tizzot. “Pensando no aumento significativo do volume de tráfego dessas estradas, a preocupação com a segurança dos motoristas deve ser ainda maior”, explicou. “Vamos ainda ampliar a pesagem, o policiamento e a estrutura do Siate para melhorar o atendimento nas rodovias”, acrescentou.
LIBERDADE – As obras estão em pleno andamento para que os motoristas paranaenses tenham, até o final de 2010, boas alternativas às vias pedagiadas. Ainda neste ano serão finalizados todos os serviços necessários para a utilização da via entre Maringá e Foz do Iguaçu, uma das principais rotas da produção do Paraná.
O trecho evita quatro praças de pedágio e já recebeu investimentos de R$ 44 milhões entre 2003 e 2006. A previsão é de que sejam aplicados mais R$ 51,3 milhões.
O caminho entre Paranavaí e Londrina tem previsão de conclusão para 2009. São três postos de cobrança desviados no trecho que já serve de alternativa à via pedagiada, mas as obras que serão executadas vão diminuir as distâncias e aumentar a segurança nas viagens.
Em comparação com a rodovia pedagiada, há uma diminuição de 17 quilômetros na viagem. São 152 quilômetros no segmento formado pelas estradas estaduais contra 169 quilômetros no trecho concessionado.
Estradas da Liberdade terão mais R$ 2,4 milhões em dois corredores
São os corredores de Maringá até Foz do Iguaçu e o de Londrina a Paranavaí. O trecho evita quatro praças de pedágio e já recebeu investimentos de R$ 44 milhões entre 2003 e 2006. A previsão é de que sejam aplicados mais R$ 51,3 milhões
Publicação
02/01/2008 - 17:30
02/01/2008 - 17:30
Editoria