O governador Roberto Requião recebeu do Escritório de Representação do Paraná (Erepar), em Brasília, a informação de que a troca de experiências entre a Copel e a Hydro Québec, empresa pública canadense de energia, está em pleno andamento. As negociações são resultado da visita que o governador fez em maio à estatal. Os entendimentos tiveram desdobramento no mês passado, quando a missão da empresa visitou Requião e a Copel.
Os representantes da empresa do Canadá puderam conhecer a tecnologia desenvolvida no Paraná na área de produção e distribuição de energia elétrica. “A Copel e Hydro Quebec são empresas irmãs porque têm excelência em empreendimentos hidráulicos, além de serem estatais”, destacou o diretor de Geração e Transmissão de Energia da Copel, Robson Luiz Schieffer.
Os técnicos canadenses também conheceram a Usina Parigot de Souza e apresentaram a tecnologia empregada na Hydro Québec nas áreas de segurança de barragens, manutenção de equipamentos eletromecânicos e gestão empresarial. A comitiva ainda visitou o Centro de Operação da Geração da Copel em Curitiba, responsável pelo comando e supervisão de todo o funcionamento das suas principais usinas hidrelétricas.