Estão abertas as inscrições para o 7.º Encontro de Museus do Paraná

Palestras e oficinas vão discutir políticas museológicas do Estado e do Brasil
16/06/2009 - 13:30
A Secretaria da Cultura promove o 7.º Encontro de Museus do Paraná em Telêmaco Borba (Campos Gerais), de quarta (24) a sexta-feira (26) da semana que vem. Serão discutidas as políticas museológicas do Estado e do Brasil, com o tema “Desafios e Tendências da Museologia no Paraná”. O encontro é aberto ao público e a inscrição, gratuita, pode ser feita até o dia de abertura durante o credenciamento ou, com antecedência, pelos sites www.cultura.pr.gov.br ou www.cosem.cultura.pr.gov.br. Paralelamente, o Fórum Estadual de Museus irá elaborar o documento “Carta de Telêmaco Borba”, a ser escrito pelos profissionais da área museológica com propostas e reinvidicações. A organizadora do evento, Eliana de Moro Réboli, da Coordenação do Sistema Estadual de Museus (Cosem), explica que o encontro também promove o intercâmbio de idéias entre os profissionais. Serão três palestras e seis oficinas com importantes nomes da museologia nacional, que, de acordo com Eliana, vão esclarecer sobre o recém-fundado Instituto Brasileiro de Museus – Ibram – e sobre o Estatuto de Museus, regulamentação de nível nacional. Entre os palestrantes está Mário Chagas, museólogo, sociólogo e diretor de Processos Museais do Ibram- Ministério da Cultura, que irá falar, no primeiro dia, sobre as políticas do órgão. Já no segundo dia, estão confirmados os nomes do museólogo Cícero de Almeida, diretor do Centro Cultural da Justiça Federal, com o tema “Museus, Desenvolvimento e Mudança: a reação dos espaços banais”, e da antropóloga Regina Tavares, consultora da Unesco, que irá falar sobre a “Preservação da memória na direção do desenvolvimento sustentável”. As oficinas serão realizadas nos segundo e terceiro dia de encontro. São elas: “Elaboração de Projetos e fomento para a área museológica”, com Ewerton Souza de Almeida (AM); “Plano Museológico: implantação, gestão e organização de museus”, com Paulo José Nascimento Lima (SP); “Expografia”, Márcio Innocenti (PR); “Museus e Turismo”, Elizabete Tamanini (SC); “Documentação e Conservação de Acervo”, com Deise Falasca de Morais e Esmerina Costa Luiz (PR) e “Projetos Pedagógicos em espaços de memória”, Elisabete Turin (PR). No último dia, acontece uma visita cultural ao Parque Ecológico da Klabin, que é formado por dois espaços, o Museus da Fauna e da Flora e o Centro de Interpretação da Natureza. Serviço: 7.º Encontro de Museus do Paraná, “Desafios e Tendências da Museologia do Paraná” e Fórum Estadual de Museus do Estado. Palestras e Oficinas acontecem nos dias 24, 25 e 26 de junho, na Casa de Cultura, Esporte e Recreação, em Telêmaco Borba (Av. Chanceler Horácio Lafer, 1.200, Centro). O evento é gratuito e aberto ao público. As informações e inscrições estão disponíveis nos endereços eletrônicos: www.cultura.pr.gov.br www.cosem.cultura.pr.gov.br, ou durante o próprio evento. Informações pelo telefone: (41) 3321-4824 e 3321-4819 ou via email: cosem@seec.pr.gov.br.