O estande da Macrorregião Sul, no qual está o Paraná no 4° Salão Brasileiro de Turismo – Roteiros do Brasil, promovido pelo Ministério do Turismo no Parque Anhembi, em São Paulo, até domingo (5), é um dos mais movimentados na Feira de Roteiros e Destinos.
Jovens, grupos de idosos e profissionais de todos os segmentos do turismo recebem materiais promocionais do Estado e aproveitam as degustações do refrigerante de erva mate, feito em Cascavel, iogurte de Castrolanda, barras de cereais da Nutry, vinho quente, a paçoca de Tibagi, os doces e salgados dos Campos Gerais e outros sabores do Paraná.
Nesta sexta-feira, 03, começaram as apresentações de música e dança paranaense no palco da Macrorregião Sul e no palco da gastronomia, dentro da mostra de manifestações artísticas. O grupo de fandango Mestre Romão, de Paranaguá, se apresenta nesta sexta, às 19h30 no palco principal.
O grupo Viola de Arame, de Cascavel, se apresenta no sábado, às 12h, também no placo principal e faz outra apresentação às 19h no palco da Macrorregião. No domingo, 05, o grupo folclórico Vesselka de dança ucraniana, de Prudentópolis, se apresenta às 12h no palco principal e às 16h faz um cortejo pela feira.
O grupo de fandango também foi selecionado pelo Ministério do Turismo para fazer uma apresentação no dia 4, no teatro do Sesc de Interlagos, dentro das ações de divulgação do Salão do Turismo
Bonecos - Os bonecos do carnaval de São José dos Pinhais também são outro atrativo do estande. Com trajes típicos de gaúcho, ucraniano, italiano e alemão, os bonecos remetem às etnias que formaram os três estados do Sul e ficarão nas fotos de muitos visitantes, especialmente o boneco Tião, feito para a exposição sobre os imigrantes, em 2002, em São José dos Pinhais. Tião, sentado à mesa com a nova revista de roteiros do Paraná, é o boneco mais fotografado da feira.
Além do estande, o Paraná participa da feira de artesanato, do Núcleo do Conhecimento – que leva a estudantes e profissionais cursos e palestras sobre turismo -, das rodadas de negócios e da comercialização de produtos da agricultura familiar.