O estande da Macrorregião Sul, que reúne os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, é um dos mais movimentados na terceira edição do Salão do Turismo Roteiros do Brasil, promovida pelo Ministério do Turismo no Parque Anhembi, em São Paulo. Estudantes do ensino fundamental e médio, profissionais e demais interessados aproveitam para conhecer roteiros como o Litoral paranaense, Foz do Iguaçu e o Caminho das Águas, além do roteiro integrado Cataratas-Missões, que reúne Brasil, Paraguai e Argentina.
Nesta quinta-feira (19) e sexta-feira (20) acontecem rodadas de negócios para comercialização de pacotes de viagem e hospedagem. Oito empresas paranaenses, entre agências de turismo, operadoras e hotéis participam das rodadas.
Os visitantes podem saborear vinhos, chope, balas de banana, maçãs, salsichas e outras iguarias típicas do Sul, ouvindo as bandas da Oktoberfest de Blumenau e de Ponta Grossa. Outra novidade do estande é a presença de artesãos, que mostram aos visitantes as técnicas utilizadas para fabricação das peças. A artesã Ana Menel, de Foz do Iguaçu, apresenta suas bonecas feitas de palha de milho, com personagens da história regional como os jesuítas, os índios e os desbravadores. “Fiz uma pesquisa histórica para criar os personagens”, afirma.
No espaço de gastronomia, os pratos típicos dos 27 estados brasileiros são comercializados a R$ 5, para que os visitantes apreciem os sabores locais. “A gastronomia também atrai os turistas, como é o caso do barreado, do carneiro no buraco, do porco no rolete e outras comidas típicas do Paraná”, diz o secretário de Estado do Turismo, Celso de Souza Caron.
Nesta quinta-feira (19) e sexta-feira (20) acontecem rodadas de negócios para comercialização de pacotes de viagem e hospedagem. Oito empresas paranaenses, entre agências de turismo, operadoras e hotéis participam das rodadas.
O ministro interino do Turismo, Luiz Barreto, passeou por todo o estande da Macrorregião Sul na quarta-feira (18), ao lado do secretário de Turismo do Paraná, Celso de Souza Caron. Barreto elogiou o estande do Paraná, que mostra os principais atrativos do Estado em grandes painéis fotográficos. Fotos das Cataratas do Iguaçu, Vila Velha, Ilha do Mel, Litoral e Curitiba ilustram o estande e um grande painel mostra as principais etnias que formam a população do Sul, como alemães, ucranianos, poloneses e japoneses.