As ferramentas tecnológicas utilizadas pelo Governo do Estado na área da educação foram os principais atrativos da 3.ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), realizada na semana passada em Foz do Iguaçu. Vários estados já adotaram ou estão interessados nas soluções desenvolvidas no Paraná. O portal colaborativo “Dia-a-Dia Educação”, desenvolvido pela Celepar – Informática do Paraná, e o Programa Paraná Digital são os principais instrumentos de socialização do conhecimento e de acesso de alunos e professores à internet e a outros meios de informação, responsáveis por uma verdadeira revolução no ensino paranaense.
Para o presidente da Celepar, Nizan Pereira, esses fatos demonstram toda a capacidade da empresa pública paranaense no desenvolvimento de soluções de suporte à melhoria da qualidade do ensino. “No caso da educação, o desafio é ainda maior. Por isso, os programas de inclusão digital, como o Paraná Digital, também devem ser encarados como fundamentais para o processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, o compartilhamento tecnológico também faz parte do próprio processo educacional”, argumentou.
MULTITERMINAL – Segundo o coordenador de interiorização da Celepar, Valderi Pereira da Silva, a solução de servidor multiterminal, utilizada no Paraná Digital também está chamando a atenção de prefeituras do interior do Estado. Ele cita o caso de Foz do Iguaçu, cujo prefeito Paulo MacDonalds, em visita ao estande da Celepar, demonstrou interesse em desenvolver programa semelhante na rede municipal de ensino daquele município.
A solução multiterminal, utilizada no Paraná Digital, além da independência tecnológica é bastante econômica. Ela possibilita que um único computador possa ser utilizado por múltiplos usuários ao mesmo tempo. Cada conjunto (monitor, teclado e mouse) funciona sem interferência no trabalho dos demais. Com o aumento da capacidade de processadores e memória, um grande número de tarefas pode ser feito através de um único servidor sem perda de agilidade. Toda a tecnologia multiterminal do Paraná Digital foi desenvolvida em software livre (servidores e multiterminais com o sistema operacional Linux, distribuição Debian, interface gráfica Gnome, navegadores de internet Mozilla e Galeon e suíte de escritório BrOficce).
UNIÃO – Sua implantação é resultado dos esforços de várias entidades. O sistema foi desenvolvido pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) financiou o projeto através do Fundo Paraná. A Companhia de Energia Elétrica do Paraná (Copel) é fornecedora das linhas de fibra ótica e a Celepar é responsável pela gestão e manutenção remota do sistema e da infra-estrutura de rede, suporte aos núcleos de educação e atualização dos pacotes de programas.
Além de Santa Catarina, que já adota o portal Dia-a-Dia Educação, os secretários de Roraima, Luciano Moreira, do Rio Grande do Sul, Mariza Abreu, do Espírito Santo, Haroldo Correa Rocha, e do Piauí, Antonio José Medeiros, saíram da reunião do Consed entusiasmados com as soluções paranaenses. Técnicos desses estados já agendaram visitas à Celepar para conhecerem os detalhes dos sistemas educacionais.