Os Estados do Codesul - Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul) vão firmar parceria com os integrantes da Zona de Integração do Centro-Oeste da América do Sul (Zicosur), visando à cooperação entre os dois blocos. Este é um dos documentos que serão assinados nesta quarta-feira (18), em Campo Grande (MS), durante encontro dos governadores do Codesul. Proposto pelo governador Roberto Requião, que é presidente do Codesul, o projeto visa ao desenvolvimento de programas em áreas como turismo, cultura, indústria e comércio.
O documento será assinado também pelos governadores André Puccinelli (Mato Grosso do Sul), Ieda Crusius (Rio Grande do Sul) e Luiz Henrique da Silveira (Santa Catarina). O presidente do Zicosur, o governador da província argentina de Salta, Juan Manuel Urtubey, vai representar o bloco, que é formado por nove províncias argentinas, oito departamentos bolivianos, cinco regiões chilenas, além da totalidade do Paraguai e o Mato Grosso do Sul.
De acordo com o secretário executivo do Codesul, Santiago Galo, a parceria é estratégica para o desenvolvimento das duas regiões, já que vai permitir a integração entre os dois blocos. “Deverá ser formada uma comissão para avaliar e propor os trabalhos a serem desenvolvidos em conjunto sobre eixos temáticos, que possibilitarão que a vontade política seja transformada em prática”, afirmou.
Santiago participa nesta terça-feira (17) da reunião preparatória para o encontro dos governadores, que começa às 9h30 desta quarta-feira (18), no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo. Os representantes dos quatro Estados estão definindo os projetos que serão discutidos no evento.
Entre os temas está o apoio ao desenvolvimento do setor agrícola. A proposta prevê a participação do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) no financiamento de ações para melhorar a produção nos quatro Estados, que já são responsáveis por 45% da produção brasileira de grãos. O governador Requião vai apresentar as experiências e os resultados paranaenses no setor agrícola, que podem contribuir para o fortalecimento da agricultura na região.
Os governadores também vão oficializar a criação da Companhia de Desenvolvimento do Codesul, que vai reunir a força de bancos regionais, como BRDE, agências de fomento e entidades públicas e privadas, para desenvolver a economia e solucionar problemas comuns. Além disso, será assinado protocolo para a implantação da Ferrosul, que vai possibilitar, a partir dos ramais da Ferroeste (operadora pública paranaense), a integração da região do Codesul. A ideia é estabelecer uma operadora ferroviária pública.
A secretária da Cultura do Paraná, Vera Mussi, vai apresentar os resultados do projeto Codesul Cultural – Mostra de Música de Raiz, realizado em Curitiba, no mês de outubro. No encontro, os Estados elaboraram propostas para valorizar a cultura regional, com apresentações musicais, gastronomia e danças típicas.
Também participam da reunião do Codesul os secretários de Estado do Paraná, Valter Bianchini (Agricultura e Abastecimento) e Ênio Verri (Planejamento), o procurador-geral do Paraná, Carlos Frederico Marés, e o presidente da Ferroeste, Samuel Gomes.
Estados do Codesul vai desenvolver projetos em parceria com integrantes do Zicosur
Proposto pelo governador Roberto Requião, o projeto visa à cooperação em áreas como turismo, cultura, indústria e comércio
Publicação
17/11/2009 - 18:30
17/11/2009 - 18:30
Editoria