Depois de apresentado pelo secretário Aldair Rizzi, na Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (C&T&I) no mês passado, o Programa de Cooperação e Inovação fechou na segunda-feira (21), sua terceira reunião com algumas redes temáticas definidas.
O Programa tem como objetivo estruturar redes temáticas de cooperação em inovação em áreas de interesse estratégico para o Estado do Paraná, através da formação de parcerias. Mobilizar as entidades de C&T&I visando a atuação integrada junto à setores interessados, aos agentes de fomento nacionais e internacionais e aos fundos setoriais, órgãos e programas do governo federal é o que a secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior vem articulando.
Durante a tarde foram apresentadas as redes temáticas: de Cooperação e Inovação em Hidrogênio e Células de Combustível; em Gestão da Propriedade Intelectual no Estado do Paraná; em Biodiesel; em Bioeqüivalência e Medicamentos; em Biotecnologia Agroindustrial e em Alimentos Funcionais e Nutracêuticos.
O secretário Rizzi, satisfeito, afirmou que a reunião foi de extrema importância para a integração das instituições envolvidas. Para o representante do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), Guntolf Van Kaig, a reunião foi esclarecedora do ponto de vista empresarial porque que situou os participantes nas diversas interfaces que pode haver, entre academia, indústria e usuários.
Além das apresentações das redes temáticas também foi sugerido pelo presidente do Tecpar, Mariano Matos um modelo de Matriz à ser preenchida pelas instituições interessadas em compartilhar áreas de atuação, informações e demandas. A partir desta matriz serão gerados sistemas de informação que devem facilitar a conversação entre os atores envolvidos para possíveis parcerias.
Estado cresce em parcerias para a área de ciência e tecnologia
O objetivo é estruturar redes temáticas de cooperação em inovação em áreas de interesse estratégico para o Estado do Paraná
Publicação
22/06/2004 - 00:00
22/06/2004 - 00:00
Editoria