O programa Segundo Tempo vai recomeçar nas escolas públicas paranaenses de ensino fundamental e médio, com atividades esportivas em turno alternativo, que garantem inclusão social aos alunos. A entrada da Paraná Esporte na parceria com o Ministério do Esporte, municípios e outras entidades, em outubro do ano passado, fez com que o programa apresentasse um salto de qualidade e quantidade no atendimento.
A parceria assegura, até agosto deste ano, o benefício para mais de 40 mil alunos em 208 núcleos de 154 cidades paranaenses. No convênio, os recursos federais chegam a R$ 4,5 milhões, fora a contrapartida do Estado e municípios. “Quanto maior o número de parceiros, melhores as condições oferecidas aos alunos”, ressalta o presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde.
O governo do Paraná, por exemplo, se responsabiliza pelo pagamento do professor e de dois monitores por núcleo. O material esportivo e uniforme, também fornecidos pelo governo federal, são produzidos por outras duas ações do Ministério do Esporte – os programas Pintando a Liberdade e o Pintando a Cidadania.
Na parceria com a Paraná Esporte, o programa Segundo Tempo atende a 200 crianças e adolescentes por escola, seguindo alguns critérios para a seleção dos alunos. De acordo com a diretora de Lazer e Qualidade de Vida da Paraná Esporte, Zuleika Koritiak, são determinantes na escolha dos beneficiários o déficit de aprendizagem, risco social e baixa renda.
O funcionamento do programa corresponde a um segundo turno escolar, quando as crianças comparecem ao colégio ou a outro espaço público, no mínimo duas vezes por semana, cumprindo uma carga horária de 20 horas mensais. As crianças e adolescentes, de 6 a 18 anos, do sexo masculino e feminino, também recebem reforço alimentar e escolar, noções sobre saúde e higiene, além da prática do esporte, uniforme e material.
As práticas esportivas são nas modalidades de futebol, futsal, vôlei, futevôlei basquete, handebol, xadrez, tênis de mesa, capoeira, atletismo, natação, surfe e canoagem, além de outras atividades recreativas como jogos de betis, caça ao tesouro, caçador e queimada.
Irati – Em consulta a crianças e adolescentes sobre o programa Segundo Tempo, em Irati, eles agradeceram pela oportunidade de conhecer e praticar mais modalidades esportivas, de fazer amizades e pelas orientações sobre alimentação, saúde e higiene.
“O Segundo Tempo está sendo para mim um sonho realizado. É a escolinha de futebol que o meu pai não pôde pagar. O futebol é meu esporte predileto. Estou muito feliz por ter sido escolhido. Gosto muito de jogar e quero aproveitar para aprender tudo sobre futebol”, relata o aluno Alexandre de Ramos.
Lorena Xavier Preste diz que o Segundo Tempo facilita o encontro de amigos. “Antes de o programa surgir, eu ficava em casa sem fazer nada. Era muito sozinha. Agora, temos diversão. Jogos, lazer e brincadeiras são passatempos”.
Já para Elenita de Fátima Barbino, o programa ajuda as pessoas a se sentirem bem. “É um incentivo para as crianças que estão na rua a freqüentar uma escola. Isso é muito bom”.
Para educadores, pais de alunos e membros da comunidade, o programa é interessante por ocupar o tempo e a mente das crianças e adolescentes, além de ajudar a afastar muitos deles da rua. “É bom para o desenvolvimento da auto-estima dos alunos. Ao se interessar pelo esporte, melhora também o desempenho em sala de aula”, resume Fernando Borges, professor de Educação Física.