Espetáculos e oficinas de dança são levados a Campo Mourão

Apresentação do Balé Teatro Guaíra e mostra seletiva vão movimentar a cidade a partir de sexta-feira (4)
02/06/2010 - 12:50
A Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra (ABABTG) chega a Campo Mourão, nesta sexta-feira (4), para promover atividades à comunidade. Até domingo (6), serão apresentados espetáculos do Balé Teatro Guaíra (BTG), oferecidas oficinas de dança para a comunidade, e realizada mostra seletiva de grupos e escolas de dança da região.
A co-produção é do Centro Cultural Teatro Guaíra e o patrocínio da Prefeitura de Campo Mourão, da Caixa Econômica Federal, do Sesc-PR e da Galvão Locações. A programação começa às 15h da sexta-feira (4), com a apresentação de espetáculo do Balé Teatro Guaíra exclusivo para escolas municipais, no Teatro Municipal de Campo Mourão.
De acordo com Jorge Schneider, presidente da ABABTG, os estudantes e professores assistirão a cinco coreografias: Bonecos do Prólogo de “O Quebra Nozes”, de Carla Reinecke; Solo de Paquita; Aurora de “O Segundo Sopro”, de Roseli Rodrigues; Contraponto, de Eunice Oliveira; e Trânsito, de Ana Vitória. “Além disso, neste espetáculo fechado a platéia conhecerá um pouco sobre as atividades desenvolvidas pelo Balé Teatro Guaíra, e como os bailarinos vivem profissionalmente desta expressão corporal.”
A partir das 20h30, o teatro será aberto ao público para a apresentação do BTG com Sharbat, de Airton Rodrigues; Contraponto; de Eunice Oliveira; Vulto, de Rodrigo Mello; e Orikis e Trânsito, de Ana Vitória.
Segundo Simone Bönisch, diretora da ABABTG, o objetivo do festival é aproximar os artistas locais dos bailarinos do Balé do Teatro Guaíra. “Este trabalho funciona como estímulo para ambos os lados. É uma oportunidade de divulgar o trabalho dos participantes, fomentar a produção artística local e revelar novos talentos na dança paranaense”.
OFICINAS – A presença dos bailarinos em Campo Mourão conta ainda com oficinas de dança ministradas por integrantes do BTG, sábado e domingo, a partir das 9h, no palco do Teatro Municipal e na Sala de Ballet da Casa da Cultura, com vagas limitadas. As inscrições podem ser feitas na hora e no local. As aulas serão de Balé Clássico Intermediário; Dança Contemporânea e Pilates; ministradas pelos bailarinos Leandro Vieira, Airton Rodrigues e Renata Bronze. A participação é individual e está veiculada à doação de uma lata ou pacote de leite em pó, por oficina. As doações serão revertidas para a comunidade carente do município e distribuídas pela prefeitura.
SELETIVAS – Para a quarta etapa da Mostra Paranaense de Dança 2010 estão inscritos 156 artistas, de 14 grupos das cidades de Campo Mourão, Palotina, Maringá, Floresta, Juranda, Engenheiro Beltrão, Toledo, Assis Chateaubriand, Peabiru, Goioerê e Vera Cruz do Oeste. Serão duas apresentações no Teatro Municipal de Campo Mourão, sábado (5), às 20h, e no domingo (6), às 18h. Os inscritos serão avaliados por banca julgadora formada por integrantes do Balé Teatro Guaíra. Os selecionados serão convidados a participar da mostra final, a ser realizada em setembro, em Curitiba.
INGRESSOS – O valor do ingresso para o espetáculo do Balé Teatro Guaíra é R$ 10,00. Para os espetáculos da mostra seletiva, R$ 4,00. Tem direito a meia-entrada estudantes, idosos, associados da ABABTG, clientes Caixa e comerciários SESC-PR. Os ingressos serão vendidos no Teatro Municipal de Campo Mourão.