Alguns dos maiores especialistas internacionais em projetos da Agenda 21 - vindos da Espanha, Portugal, Canadá, Cuba, Argentina e Brasil – desembarcaram em Curitiba, nesta quinta-feira (26), para o Seminário Internacional “Experiências de Agenda 21: os desafios do nosso tempo”, que será realizado em Ponta Grossa de sexta-feira (27) a domingo (29). A Agenda 21 Paraná é coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, em parceria com a sociedade civil organizada e órgãos de governo.
Durante o seminário serão realizadas palestras, oficinas, mesas de debates, exposições, lançamento de livros, além da formação de grupos de trabalhos que irão debater os principais temas do protocolo da Agenda 21. Constam na programação ainda, homenagens a 21 personalidades que promovem o evento no Paraná e a apresentação de trabalhos de banners acadêmicos.
Para Schirle Margaret dos Reis Branco, coordenadora das ações da Agenda 21 no Paraná, esta é uma oportunidade para o Brasil conhecer e aproveitar as melhores experiências internacionais e ampliar o debate em torno das Agendas 21 nacionais. “O seminário traz o que tem de melhor em termos de aplicação do protocolo da Agenda 21, por isso, acredito que o Brasil possa mostrar suas experiências e aprimorar seus desafios e perspectivas no futuro”, comentou.
A abertura oficial do evento será nesta sexta-feira (27), às 20 horas, com a presença do vice-governador Orlando Pessuti, do secretário do Meio Ambiente, Rasca Rodrigues, do prefeito de Ponta Grossa, Pedro Wosgrau Filho, e do reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, João Carlos Gomes.
Em seguida, às 21 horas, a professora titular da Universidade de Quebec em Chicoutimi, Christiane Gagnon, irá proferir a conferência magna com o tema “As Agendas do Século 21 Locais no Quebec:
Experiências e Desafios no Nosso Tempo”.
Programação - No sábado (28), às 8h30, acontece a abertura dos trabalhos, com uma mesa-redonda sobre as experiências da Agenda 21 no mundo. Participam da mesa, Karla Monteiro Matos, do Ministério do Meio Ambiente; José Vicente de Freitas, coordenador da Agenda 21 Brasileira; João Francisco Charrua Guerra, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa; Roberto Júnior Ghidini, da Sociedad Peatonal de Madrid/Espanha, e Christiane Gagnon.
Das 14h30 às 16h30, serão realizadas oito oficinas simultâneas e 14 mesas-redondas. Entre as oficinas oferecidas o destaque é a Permacultura, que tratará da integração do homem com a natureza, e será ministrada pelo diretor da Fundação Takuara do Paraguai, Guillermo Daniel Gayo. “Nesta oficina iremos capacitar os participantes a usarem o bambu do Paraná de diferentes formas, mostrando como utilizar, da melhor maneira possível, os recursos naturais”, afirmou Gayo.
No domingo (29), acontecem as discussões da Agenda 21, em 10 grupos de trabalhos (GT), que abordarão os seguintes temas: agroecologia, gestão dos recursos hídricos, biodiversidade, segurança alimentar e nutricional, gestão social e terceiro setor, diversidade espacial e integração regional, direitos humanos e de todas as formas de vida, produção científica e tecnológica, padrões de produção e consumo e educação.
“Os grupos de trabalho vão discutir ações e políticas que poderão ampliar a Agenda 21 no Paraná. Sem falar que, através dos debates, perceberemos e discutiremos na plenária final quais são as propostas consensuais nos grupos e quais são as dissensuais”, afirmou Shirle Margaret. A plenária final com a apresentação das metas formuladas por cada grupo será no domingo, às 15h30.
O diretor Guillermo Daniel Gayo, ao lado do professor/PhD cubano Fernando Funes, ministrará palestra no GT de agroecologia. Gayo contará suas experiências agroecológicas em países por onde passou, como Argentina, Paraguai, Guatemala, Panamá e Brasil. “Vejo que a experiência brasileira e, em especial a paranaense, encontra-se em processo bastante avançado. Visitei o Centro Paranaense de Referência em Agroecologia e sinto que o Paraná está levando a sério esta política”, completou.
A programação completa do evento pode ser encontrada no site www.sema.pr.gov.br.
Especialistas internacionais participam do Seminário Agenda 21 em Ponta Grossa
A abertura oficial do evento será nesta sexta-feira (27), às 20 horas, com a presença do vice-governador Orlando Pessuti e do secretário do Meio Ambiente Rasca Rodrigues
Publicação
26/11/2009 - 12:50
26/11/2009 - 12:50
Editoria