Especialista é o novo presidente do Centro Paranaense de Referência em Agroecologia

Servidor estadual desde 1979, Enio de Goss é especialista em agroecologia e em produção orgânica
Publicação
14/09/2010 - 17:30
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA) tem novo presidente. Ele é o especialista em produção orgânica Enio Neth de Goss, que assume no lugar de Airton Brisolla. Formado em Sociologia pela PUC-Pr, especialista em Administração e Gestão de Pessoas e em Saneamento Básico e Vigilância Sanitária, Enio é servidor público estadual desde 1979, quando começou a trabalhar na Coordenadoria de Orçamento e Programação da Secretaria do Planejamento.
Participou da Organização do Grupo de Planejamento e Controle da Fundação Caetano Munhoz da Rocha, da Secretaria da Saúde; foi diretor da 23ª Regional da Secretaria da Saúde; diretor do Centro de Saneamento e Vigilância Sanitária e diretor do Hospital Osvaldo Cruz.
Enio de Goss é especialista em agroecologia e em produção orgânica e, antes de assumir o Centro Paranaense de Referência em Agroecologia, era coordenador de agroecologia da Secretaria Estadual do Meio Ambiente.
Coordenava as ações de Agroecologia da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, período em que desenvolveu, em parceria com o Centro, diversos projetos e eventos de interesse da agroecologia e agricultura familiar. Também faz parte do Conselho Estadual de Segurança Alimentar (Consea) e do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural da Agricultura Familiar (Cedraf).
Enio Neth de Goss assume com o compromisso de dar continuidade aos projetos e atividades desenvolvidos até agora. “Vamos atuar junto com os parceiros, visando compartilhar os conhecimentos técnicos e científicos com a sociedade e principalmente com o produtor da agricultura familiar. Desta forma, estaremos cumprindo com o dever de desenvolver políticas públicas agroecológicas para o Praná”, afirma.
CPRA - O Centro Paranaense de Referência em Agroecologia se destina a transferir conhecimentos a produtores e técnicos e aprimorar a formação de profissionais em Ciências Agrárias. Foi idealizado pelo Governo do Estado como uma ferramenta de suporte ao desenvolvimento e viabilização da agricultura orgânica e agroecológica para atender de modo especial à agricultura familiar.
Seus principais objetivos são o de gerar conhecimento técnico-científico, promover treinamento e educação e realizar a conversão das áreas das instituições parceiras para a produção orgânica de alimentos.
Ocupando uma área de aproximadamente 1.500 hectares, no município de Pinhais, o CPRA contempla vários setores do conhecimento agronômico, como projetos de manejo com gado de leite, avicultura, ovinocultura, apicultura, monitoramento ambiental, sistemas agro-florestais, plantas medicinais, fruticultura, olericultura e plantas ornamentais, entre outros.
O Centro se encarrega de produzir os insumos necessários às suas atividades (mudas de essências florestais e nativas, compostos orgânicos, plantas de cobertura e coberturas mortas), bem como destina parte de sua área para a produção de alimentos e de plantas medicinais, aromáticas e condimentares.

GALERIA DE IMAGENS