O presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Luiz Cláudio Romanelli, apresentou nesta segunda-feira (30) o projeto Casa do Zelador durante o 1.º Encontro de Capacitação da Secretaria de Estado da Educação e do Instituto de Desenvolvimento Educacional do Paraná (Fundepar). A Casa do Zelador é parte do programa Viva Escola.
No encontro, que reuniu chefes de núcleos regionais de Educação de todo o Estado, diretores e técnicos da Fundepar e de diversos órgãos do governo, Romanelli apresentou detalhes das moradias, que terão 52 m² e cinco opções de projeto arquitetônico, à escolha do morador. Elas serão construídas nos terrenos de escolas da rede estadual, e destinadas preferencialmente a policiais militares. Ao todo serão 400 casas, distribuídas por vários municípios do Paraná de acordo com necessidades apuradas pela Secretaria da Educação.
O secretário da Educação, Maurício Requião, lembrou que o retorno do caseiro nas escolas é uma maneira de garantir a segurança de alunos e professores. “Essa é uma das medidas que o Governo do Paraná adota para aumentar a segurança dos estudantes. São ações integradas e bem planejadas”, afirmou.
Segundo Romanelli, os projetos prevêem também a implantação de um sistema de alarme, integrado com escola. “Elaboramos os projetos com muito zelo para garantir às famílias independência e boa qualidade de vida além de oferecer visibilidade de toda área”, disse. “A Casa do Zelador vai inibir a ação de marginais e a depredação do patrimônio público”.
Para Sandra Turra, diretora técnica da Fundepar, o lançamento da Casa do Zelador faz parte de uma ação planejada e participativa que vem sendo desenvolvida pelo órgão. Durante muitos anos as escolas estiveram abandonadas. “O que difere um governo de outro não é o que ele faz, mas como faz”, frisou. “Agora temos a oportunidade de retomar as ações do ensino e fazê-las cumprir seu papel junto a sociedade”.
Também participaram da cerimônia de lançamento da Casa do Zelador, o secretário Luiz Caron (Obras), Ricardo Gomyde (presidente da Paraná Esportes), Luiz Cesar Benoliel (presidente do Decom), o deputado federal e coordenador da bancada federal do PMDB paranaense, José Borba, e o vereador Paulo Salamuni.