Cerca de 70 mil crianças foram atendidas pelo projeto “Aprendendo e... Vivendo!”, da Coordenadoria de Educação de Trânsito do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) neste ano. Com 33 anos de atividades no Estado, as cinco unidades das Escolas de Trânsito (Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Maringá e Francisco Beltrão) já “habilitaram” mais de 1,7 milhão de pedestres e receberam prêmios pelos projetos desenvolvidos.
Para Maria Lúcia Kutianski, coordenadora de Educação de Trânsito e diretora da unidade de Curitiba, as metas propostas foram atingidas. “Buscamos abordar o trânsito de forma interdisciplinar, levando educação e segurança no trânsito nessas três décadas. Em 2008, esses projetos tiveram grande abrangência, envolvendo diversos setores da sociedade. Trabalhamos a capacitação dos docentes da rede pública, educação infantil, terceira idade, pessoas com deficiência e mobilidade reduzida”.
Ainda segundo Lúcia, o trabalho das escolas é responsável pela diminuição considerável da estatística de acidentes envolvendo crianças e adolescentes no Paraná. “A escola trabalha principalmente com alunos da 4.ª série do ensino fundamental. Com a união de aulas teóricas e práticas, busca-se sensibilizar os estudantes sobre os perigos do trânsito, indicar a maneira correta de se comportar como pedestre e ajudar os motoristas. Os projetos especiais envolvem crianças mais novas, com necessidades especiais, idosos e comunidades indígenas”.
PRÊMIOS – Pelo segundo ano consecutivo, a Escola de Trânsito do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) de Ponta Grossa foi premiada pelas atividades. Na edição 2008 do Selo Social, a Escola do DER venceu a principal categoria. O prêmio anual é entregue a empresas ou órgãos públicos sediados na cidade, que obedeçam a critérios, tanto no tratamento dos seus funcionários quanto nas suas ações em defesa da comunidade. São atenções com a educação, saúde, respeito ao meio ambiente, além do não emprego de mão-de-obra infanto-juvenil. Em 2007, a Escola do DER conquistou a categoria prata do Selo Social.
Não é a primeira vez que a Coordenadoria de Educação de Trânsito do DER recebe prêmios pela sua atuação com as Escolas. Em 1978, em Venneré, na Suíça, foi medalha de ouro como melhor projeto educativo do ano. Em 1990, foi destaque no prêmio Volvo de Segurança no Trânsito.
ÍNDIOS – Já no final de 2007, o Projeto Reservas Indígenas - coordenado pelo DER e desenvolvido para educar e orientar as comunidades indígenas das margens de rodovias - venceu o Prêmio Nacional do Denatran de Educação para o Trânsito, na categoria Órgãos e Entidades.
Elaborada pela equipe da Escola Prática de Trânsito do DER, com o apoio do Batalhão da Polícia Rodoviária (BPRv), a ação educa e orienta os índios, com enfoque no trânsito local e nas características de cada reserva. São atendidas comunidades das etnias caingangue, guarani e xetá, instaladas em Mangueirinha, Chopinzinho, Nova Laranjeiras, Cândido de Abreu e São Jerônimo da Serra.
Escolas de Trânsito atende 70 mil crianças em um ano
Programa desenvolvido pelo DER já conquistou prêmios e chega a comunidades indígenas
Publicação
01/01/2009 - 09:00
01/01/2009 - 09:00
Editoria