A inclusão da natação nos Jogos Colegiais do Paraná nesta 52ª edição do maior evento brasileiro de inclusão social através do esporte recebeu, definitivamente, a aprovação dos dirigentes e atletas envolvidos na modalidade encerrada no domingo (10), depois de três dias de competições em Curitiba. A festa foi ainda maior para os alunos das escolas de Curitiba, representadas pelos nadadores dos Colégios Bom Jesus, Positivo e Estadual do Paraná, campeões nas categorias A e B, feminino e masculino.
De acordo com a coordenadora nos Jocops e presidente da Federação Paranaense de Desportos Náuticos, Mirley Conrado, esta é mais uma oportunidade de novos talentos serem despertados e o esporte cada vez melhor divulgado entre os jovens estudantes. Neste ano de estréia foram 440 atletas inscritos em 13 provas, disputadas no Centro Universitário Positivo (Unicenp). Para 2005, espera-se dobrar o número de competidores.
Atletas já conhecidos no circuito estadual e nacional também prestigiaram o evento somando vitórias e "melhorando as marcas", como definiu o nadador da equipe do Colégio Positivo, Henrique Cavalcanti Rodrigues. Bicampeão brasileiro dos 200 metros Medley no mês passado em Recife, ele será um dos representantes do Paraná nas Olimpíadas Escolares - JEBs, que reúne no fim do ano, em Brasília, os campeões de cada estado.
Henrique terminou a disputa na categoria B dos jogos colegiais com quatro medalhas de ouro (200 m Medley, 100 m Borboleta, no revezamento 4 x 100 m Livre e no 4 x 50 m Livre), uma de bronze (revezamento 4 x 40 metros Medley) e o segundo lugar na classificação geral pelo time, que somou 213 pontos contra 219 do também curitibano Colégio Bom Jesus.
A qualidade dos atletas que registraram na história dos jogos as primeiras marcas da competição merece destaque, de acordo com o técnico da seleção de Foz do Iguaçu e do Colégio Estadual Jorge Schimmelpfeng, Roberto Borges – o Magrão. "Esta variedade é boa tanto para quem vem para competir pela primeira vez, como para os mais experientes. Tudo é incentivo e precisa ser aproveitado", apontou.
Também de Foz do Iguaçu, representando o Colégio Anglo-Americano, uma curiosidade: nos 100m Costas, os irmãos Ricardo e Eduardo Kikuchi se classificaram para a final na mesma categoria A (sub-17). Lado a lado na piscina, a dupla iguaçuense, favorita para a prova, acabou ficando com a prata e o bronze, respectivamente. Apoiados de perto pelo pai José Carlos Kikuchi, os dois prometem resultados ainda melhores para o próximo ano. Ricardo também levou o bronze nos 50 m Costas, e Eduardo nos 100 m Livre.
Confira os três primeiros colocados na classificação geral da natação por categoria:
PONTUAÇÃO FINAL
ABSOLUTO – FEMININO B
1º CTBA/POSITIVO - 262
2º TOLE/ C VICENTINO INCOMAR – 166
3º PALM/ C SAGRADA FAMÍLIA – 104
ABSOLUTO – MASCULINO B
1º CTBA/BOM JESUS – 219
2º CTBA/POSITIVO – 213
3º FOZ/ EE JORGE SCHIMMELPFENG – 153
ABSOLUTO – FEMININO A
1º CTBA/CE DO PARANÁ – 161
2º CTBA/POSITIVO – 160
3º PGRO – C SAGRADA FAMÍLIA – 117
ABSOLUTO – MASCULINO A
1º CTBA/POSITIVO – 138
2º CTBA/C MARISTA SANTA MARIA – 137
3º CVEL/C IDEAL - 136
As fotos e a classificação por prova estarão disponíveis no site www.pr.gov.br/jogoscolegiais2005
Escolas de Curitiba se destacam na natação
Representando os colégios, Bom Jesus, Positivo e Estadual do Paraná, os nadadores de Curitiba foram a grande sensação da modalidade nos Jogos Colegiais do Paraná
Publicação
11/07/2005 - 16:39
11/07/2005 - 16:39
Editoria