Depois de quase um mês de férias, 1,4 milhão de alunos da rede pública estadual voltou às aulas nesta segunda-feira (16). Para professores e funcionários, o trabalho já começou na quarta-feira (11), quando teve início a semana pedagógica. No Colégio Estadual do Paraná, a grande novidade para o semestre é a realização de eleições para escolha da diretoria.
A estudante do 3.º ano do Colégio Estadual do Paraná (CEP), Sttefany Paola Nico dos Santos, está satisfeita com a volta às aulas, pois tem planos que dependem de sua dedicação às aulas. “Agora é voltar a ter responsabilidade com os estudos, ainda mais que pretendo fazer vestibular este ano”, comentou.
Para Sttefany, mesmo o período de recesso escolar, que foi mais longo devido à recomendação da Secretaria da Saúde para prevenir surto da influenza A (H1N1), foi produtivo. “Toda a mobilização de prevenção à gripe foi importante. Foi uma situação necessária para o cuidado de nossa saúde e serviu, inclusive, para mudar nossos hábitos de higiene”, disse.
Para Jair Ramos Gonçalves Júnior, também estudante do 3.º ano do ensino médio do CEP, além do retorno aos livros, a volta às aulas permite rever amigos e professores. Ele reconhece que os estudos vêm em primeiro lugar, mas admite que a primeira semana vai ser para colocar a conversa em dia com os colegas. “A saudade é grande, porque durante as férias não temos a mesma convivência”.
A volta dos estudantes também mexe com a rotina dos funcionários nas escolas. “Estou animado com a volta das aulas porque apesar do dia a dia, a gente sente falta deles (alunos), que são a vida da escola”, comentou José de Araújo, funcionário da Escola Estadual Tiradentes, em Curitiba. Ele se diz preparado para o segundo semestre, principalmente pela constante formação que vem recebendo. “Estão valorizando o chão da escola, valorizando os funcionários que fazem parte do conjunto da escola, e isto traz benefícios para nós, mas principalmente para os alunos”.
PROJETO – Na semana passada, durante três dias, os profissionais da educação discutiram o projeto político pedagógico de cada uma das escolas estaduais. “A semana pedagógica acontece sempre no início de retomada das aulas, em fevereiro e em julho, descentralizada nas escolas. Foi um momento para a comunidade escolar discutir os seus principais desafios”, explicou a coordenadora de gestão Escolar, Elisane Fank.
Os professores também debateram os conteúdos pedagógicos passados pela Secretaria da Educação, além do planejamento das disciplinas para o segundo semestre. “Foram três dias para repensar a prática pedagógica e também a escola como um todo, discutir sobre as questões que precisam melhorar, e principalmente em termos de humanização para que alunos e professores progridam em suas práticas”, avaliou a professora de Língua Portuguesa do CEP, Tânia Maria Acco.
ELEIÇÕES – Tânia comentou sobre a realização das eleições diretas para diretor. “A escola voltou num clima diferente, num otimismo maior, todos estão pensando em construir uma escola com mais qualidade, e isto vai surtir de maneira positiva”.
Em setembro acontece o primeiro processo eleitoral para diretores do Colégio Estadual do Paraná. O anúncio foi feito pelo governador Orlando Pessuti no início de julho, quando a Lei nº 14.231/2003, que democratiza o processo de indicação da diretoria do CEP, foi sancionada. A posse da nova diretoria está prevista para 7 de setembro.
Escolas da rede estadual recebem 1,4 milhão de alunos na volta às aulas
Trabalho dos professores começou na semana passada, com discussões do conteúdo pedagógico
Publicação
16/08/2010 - 17:00
16/08/2010 - 17:00
Editoria