“Escolarização do Servidor” volta às aulas abordando a importância da comunicação

Promovido pelas secretarias da Administração (por meio da Escola de Governo) e da Educação, o programa oferece supletivo nos ensinos fundamental e médio a funcionários públicos estaduais que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos
18/02/2008 - 17:30
A secretaria de Estado da Administração e da Previdência, por meio da Escola de Governo – órgão responsável por programas de capacitação do funcionalismo -. promoveu nesta segunda-feira (18), no Palácio das Araucárias, a palestra “A arte de se comunicar na vida e na escola”, ministrada pela mestre em Lingüística da Língua Portuguesa, Adriane Cristina Ribas Setti. O evento marcou o início do ano letivo do Programa de Escolarização do Servidor, que oferece supletivo nos ensinos fundamental e médio a funcionários públicos estaduais que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos. De acordo com a coordenadora do programa, Rosimeiry Mostachio, a Escola de Governo valoriza o ser humano, tornando-o capaz de evoluir e ser reconhecido. “O programa está sempre em movimento. Atualmente, temos 160 alunos matriculados. A cada dia que passa, nós vemos a autoconfiança dos nossos servidores crescendo. No momento, estamos trabalhando para ampliar a abrangência da nossa escola, para que haja sempre a continuidade do programa”, afirmou. OPORTUNIDADE - O funcionário público Mário Mensen participa do programa há um ano e meio e afirma que pretende continuar seus estudos após a sua formatura no ensino médio. “Sempre quis voltar a estudar. Só tenho a agradecer pela oportunidade que me foi dada. Após concluir meu ensino aqui na escola, quero cursar Direito.” A cozinheira Adalgiza da Silva, de 62 anos, entrou no programa há dois anos, e conta que hoje é um exemplo de persistência, para sua família. “Sou o suporte de meu neto, que também está estudando. Nós nos apoiamos muito nos estudos, sou o exemplo dele”, ressalta. “Minha vida mudou depois que voltei a estudar. Tenho mais conhecimento, mais confiança no trabalho, na minha vida pessoal. Se não fosse o programa de escolarização, eu não teria voltado a estudar. Só tenho a agradecer ao governo do estado, pela chance que me foi dada”, destaca a servidora pública Eloir da Mota, que no momento cursa o ensino médio. A gerente da Escola de Governo, Marli Pasqualin, ressaltou, durante o evento, o progresso dos servidores contemplados pelo Programa de Escolarização do Servidor. “São profissionais de inúmeros áreas, que têm a chance de se inserir na sociedade. Eles levam esta imagem positiva para suas famílias, há um ganho em todos os âmbitos.” A palestrante, Adriane Setti, também afirmou estar orgulhosa de poder contribuir para a iniciativa do governo. “É maravilhoso ver o brilho nos olhos de cada um dos participantes. Só temos a agradecer”, frisou. PARCERIA - O programa “Escolarização do Servidor” é desenvolvido pela Escola de Governo do Paraná, da Secretaria da Administração e da Previdência, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação. Atualmente, o programa está presente em seis unidades do governo estadual, tanto em Curitiba e Região Metropolitana como no interior do Paraná. As aulas são presenciais e os alunos têm que cumprir a carga horária do plano de ensino. As matrículas não são limitadas e estão abertas a toda a comunidade. Após o término de cada etapa o participante ganha um certificado de conclusão. Os interessados podem obter mais informações com a Gerência Executiva da Escola de Governo, pelo telefone (41) 3351-6717.