Técnicos e gestores dos Centros de Formação e Desenvolvimento da Administração Pública direta e indireta, das universidades e faculdades estaduais e da Rede Nacional de Escolas de Governo envolvidos na capacitação de servidores públicos poderão participar de treinamento na ferramenta de gestão de cursos à distância Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment), um sistema de gestão de aprendizagem baseado na internet e em sítios web.
O Moodle é um software livre que permite a administração de atividades educacionais em ambientes virtuais. O sistema permite que um estudante ou um professor participem de cursos on-line de livre escolha, estudando ou lecionando, tendo como base a pedagogia sócio-construtivista.
Segundo o instrutor do curso professor Glauco Gomes de Menezes, além de sua utilização para cursos pela internet, o Moodle também serve de apoio para capacitação presencial. “Uma de suas principais características é a colaboração entre os usuários, o que permite que o seu conteúdo possa ser utilizado em qualquer ambiente”, destacou Gomes de Menezes.
O programa é gratuito e pode ser instalado em diversos ambientes (Unix, Linux, Windows, Mac OS) desde que os mesmos consigam executar a linguagem PHP. Como base de dados podem ser utilizados MySQL, PostgreSQL, Oracle, Access, Interbase ou ODBC. O Moodle é desenvolvido de forma colaborativa por uma comunidade virtual, que reúne programadores e desenvolvedores de software livre, administradores de sistemas, professores, designers e usuários de todo o mundo. Encontra-se disponível em diversos idiomas, inclusive em português.
Muitas instituições de ensino (básico e superior) e centros de formação estão adaptando com sucesso a plataforma aos próprios conteúdos. O Moodele também vem sendo utilizada para outros tipos de atividades que envolvem formação de grupos de estudo, treinamento de professores e até desenvolvimento de projetos. Outros setores, não ligados à educação, também utilizam o Moodle, como por exemplo, empresas privadas, ONGs e grupos independentes que necessitam interagir colaborativamente na Internet. No Governo, esse sistema já vem sendo utilizado pela Companhia de Informática do Paraná (Celepar) para a capacitação de seus funcionários.
Com uma carga horária de 24 horas, a grade de programação apresentará noções básicas sobre o ambiente virtual de aprendizagem, dos recursos da plataforma Moodle e sua adaptação ao ensino com auxílio de tecnologia, também conhecido como sistema e-learning, requisitos de instalação, diferenças com outros programas similares, configuração de homepage e sobre diferentes tipos de usuários.
O curso é limitado a 25 vagas. As aulas, com início no dia 24 de abril, serão realizadas das 8h30 às 12h30 e serão realizadas na Gerência Executiva da Escola de Governo (Centro Administrativo Santa Cândida – rua Máximo João Kopp, 274, Bloco 06 - bairro Santa Cândida, em Curitiba).
LINUX – Outro curso relacionado à tecnologia de informação oferecido pela Escola de Governo é o que visa a capacitação dos servidores estaduais em software livre, com noções básicas sobre o sistema operacional Linux, ferramentas de escritório BrOffice, navegador de internet Mozilla Firefox e suíte de comunicação Expresso Livre. Estão programados quatro períodos do curso: 15 a 18 de abril, 17 a 20 de junho, 05 a 08 de agosto e 04 a 07 de novembro. Cada período possui 25 vagas.
Para inscrições e outras informações acesse: www.escoladegoverno.pr.gov.br
Escola de Governo oferece cursos sobre ferramenta de ensino à distância e Linux
O curso é limitado a 25 vagas; as aulas, com início no dia 24 de abril, serão realizadas das 8h30 às 12h30 e serão realizadas na Gerência Executiva da Escola de Governo
Publicação
24/03/2008 - 14:30
24/03/2008 - 14:30
Editoria