As experiências da Escola de Governo do Paraná na capacitação para o uso do ensino à distância como ferramenta em cursos voltados ao funcionalismo serão apresentadas na próxima semana em dois eventos sobre gestão pública.
No primeiro deles, em Brasília (dias 28 a 30), a instituição paranaense participa de um seminário com especialistas da Fundação Centro de Educação à Distância para o Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Ceddet),da Espanha. O outro evento será em Fortaleza, dias 29 e 30, e a participação decorre de convite feito pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Estado do Ceará.
TRABALHOS - No seminário de Brasília, as professoras Claudia Cristina Muller e Neli da Rocha Pereira, coordenadoras da Escola de Governo do Paraná, vão apresentar trabalhos como finalização de um curso que participaram, promovido pela própria Fundação Ceddet, denominado “Métodos de formação por internet para instituições públicas”.
“O curso foi desenvolvido em ambiente virtual de aprendizagem e, agora, será a parte presencial”, explica Claudia Muller, que coordena na Escola de Governo o programa de Capacitação para a Educação à Distância. O programa prepara instrutores e técnicos para o planejamento, elaboração e execução de eventos que utilizem as mais diversas ferramentas da modalidade ensino à distância.
Neli Pereira, por sua vez, coordena o Programa de Desenvolvimento de Competências (PDC), constituído de cursos de curta duração, nas áreas técnica, gerencial e comportamental. A Escola de Governo do Paraná é vinculada ao Departamento de Recursos Humanos da Secretaria da Administração e da Previdência.
Além da apresentação dos trabalhos, as coordenadoras vão participar de dois debates. O primeiro, denominado “Gestão de cursos à distância”; ou outro, “A formação e acompanhamento de tutoria”. O seminário na capital federal é promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), do Ministério do Planejamento.
CEARÁ - Na capital cearense, a Escola de Governo participa do Congresso Ceará de Gestão Pública. A coordenadora Claudia Muller vai fazer palestra, no dia 30, sobre o programa paranaense de capacitação para a educação à distância.
O convite, conta Claudia, surgiu em maio último, quando a Escola de Governo, no Congresso de Gestão Pública do Conselho Nacional de Secretários de Administração (Consad), participou do painel “A educação à distância na formação e desenvolvimento de servidores públicos - a experiência da Escola de Governo do Paraná”.
Escola de Governo leva experiências em seminários em Brasília e Fortaleza
As ações do Paraná na capacitação para o uso do ensino à distância como ferramenta em cursos voltados ao funcionalismo serão apresentadas na próxima semana em dois eventos sobre gestão pública
Publicação
24/10/2008 - 16:40
24/10/2008 - 16:40
Editoria