Escola Tecnológica de Leite e Queijos forma 2ª turma

13/12/2010 - 15:50
A Escola Tecnológica de Leite e Queijos dos Campos Gerais (ETLQueijos), da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), formou a segunda turma do curso de extensão em Fabricação de Queijos, em cerimônia realizada no sábado (11), no auditório do Observatório Astronômico, no Campus Universitário de Uvaranas.
A cerimônia foi presidida pelo reitor João Carlos Gomes, que entregou os certificados de conclusão de curso aos 28 participantes turma 2010, ao lado do coordenador da ETLQueijos e chefe do Departamento de Engenharia de Alimentos, professor Alessandro Nogueira; e do vice-coordenador da escola, professor Ivo Mottim Demiate. Com início das aulas em maio, o curso teve duração de 128 horas/aula, dividido em nove módulos com duração de 8 e 16 horas, com aulas quinzenais nos finais de semana. Dos 30 inscritos para a segunda turma, 28 concluíram o curso, sendo cinco do Estado de São Paulo, um de Santa Catarina e outros 22 de 18 municípios paranaenses.
A ETLQueijos se apresenta como a consolidação de um projeto elaborado em cooperação entre o governo do Estado do Paraná, através da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), e o governo de Rhône-Alpes na França. Instalada na região reconhecida como maior bacia leiteira do país, a escola atende o setor de produção e transformação do leite, com foco nos pequenos produtores, cooperativas e indústrias.
O vice-coordenador da escola, professor Ivo Demiate, destaca o empenho dos alunos dessa segunda turma do curso, entre eles alguns que já produzem queijos, outros que trabalham no setor e ainda outros que têm vontade de produzir e ter o próprio empreendimento.
O diferencial desse curso, segundo o professor, está na prática, na aplicação dos conhecimentos teóricos que fazem parte de cada módulo, com emprego da tecnologia, mas acima de tudo com o extremo cuidado com a higiene, para que se obtenham produtos com valor agregado mais alto que no comércio. “Essa turma mostrou toda a energia necessária para que se chegue a esse objetivo”, disse o Demiate, dirigindo os méritos do sucesso do curso ao professor Alessandro Nogueira.
Ao enumerar inúmeros pedidos de informações de vários locais do país sobre o curso de extensão em Fabricação de Queijos, o professor Alessandro Nogueira disse nunca ter imaginado que a criação da ETLQueijos tomasse a proporção que tomou.
Nesse sentido, o coordenador da escola destacou os reflexos que esse curso tem na qualidade do curso de graduação em Engenharia de Alimentos e também no mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos. “A qualidade desse curso é mérito de nossos professores”, disse. Sobre os formandos, Alessandro disse que eles devem ter a consciência de que não fizeram apenas um curso, mas que a partir de agora são ‘experts’ em queijos, que devem levar como exemplo a necessidade de uma formação continuada, conforme observou o mestre queijeiro suíço, Joseph Ferdinand, em palestra aos alunos.
O reitor João Carlos Gomes falou sobre o desprendimento e a dedicação dos professores que compõem o corpo docente do curso de Fabricação de Queijos, fatos que já fazem da ETLQueijos uma referência nacional na área, com apenas dois anos de atividades.
João Carlos Gomes destacou o fato de já estar em andamento o processo para a abertura da terceira edição do curso de Fabricação de Queijos, a criação de uma especialização e também a inclusão de linhas de pesquisa na área no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos, além de cursos rápidos voltados para interessados da comunidade.
Aos formandos, João Carlos Gomes, se referiu à oportunidade do aprendizado numa instituição conceituada entre as melhores do país, pedindo que eles elevem a imagem da UEPG na suas vidas profissionais.
Receberam certificados Aline Cristina Argenta, Aline Jorge, Ana Regina Jaremtchuk, Anderson Ricardo Szlanda, Angelo José Bernardinis, Araceli Massambani, Cássia Sídor Kremer, Denise Maria Souza Mendes, Fabíola de Levrero e Borba, Fernando Bonatto, Giliardi Stafin, Grace Beatriz Hertel Franco, Henrique de Paula Eduardo, João Gabriel Queiroz de Oliveira, João Mena Gheme Cardoso Neto, Joel Martins, Leticia Fernanda Globekner. Também, Luis Henrique dos Santos, Luiz Antonio Cutolo de Araujo, Maria de Lurdes Aparecida Roggenback, Marina Soares Bicudo, Marisa Susana Breitenbach, Marli Ivete Bonatto, Newton Loeffler, Paulo Rogerio Ronca dos Santos, Stanley Dalmut, Thaís Vizioli Damo, Thiago Henrique Alves.