A liberdade para contratar atletas de fora do Estado e até do País para a disputa dos Jogos Abertos do Paraná é um dos pontos mais importantes aprovados no Seminário Estadual do Esporte, que se encerrou nesta sexta-feira (9) em Foz do Iguaçu. Até então o atleta só podia participar representando o município onde reside. Com a nova regulamentação, aprovada pelos 151 secretários de esporte participantes do evento, cada cidade poderá contratar dois atletas de fora do Estado ou do País e mais um que tenha nascido no município e esteja morando em outra cidade.
Segundo presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde, com essa alteração, a tendência é que a competição se fortaleça. “Os municípios poderão montar equipes mais fortes. Acredito que teremos muitos atletas de ponta, inclusive alguns que estarão no Pan no Rio de Janeiro. Isso tornará os Jogos Abertos mais atraentes”, destaca Gomyde.
Para os Jogos da Juventude foi aprovada a contração de dois atletas do Paraná para a fase regional e mais dois atletas para a fase final. “Procuramos ouvir o anseio da comunidade esportiva. O evento tem grande participação de municípios e satisfez a todos”, disse o coordenador dos Jogos Oficias do Estado, Detlev Uwe Surkamp.
A substituição do triathlon pelo taekwondo nos Jogos da Juventude, proposta pelo município de Paranavaí, que será a sede da competição, teve aprovação unânime. A fase regional dos Jogos da Juventude acontece de 22 a 30 de junho. A fase final de 14 a 22 de setembro em Paranavaí. A fase regional dos Jogos Abertos será de 17 a 25 de agosto e a final, de 19 a 27 de outubro em Toledo.