Equipes paranaenses disputam medalhas nos Jogos Abertos Brasileiros

As equipes de futsal masculino de Maringá, basquete e voleibol femininos de Ponta Grossa, handebol masculino de Goioerê e voleibol masculino de Araucária jogam nesta terça-feira (25) em Cuiabá (MT)
Publicação
25/05/2010 - 10:00
Editoria
Cinco equipes paranaenses seguem em busca de medalha nos 19º Jogos Abertos Brasileiros, em Cuiabá (MT). O futsal masculino do Ciagym, de Maringá, o basquetebol feminino de Ponta Grossa, o handebol masculino de Goioerê, o voleibol masculino de Araucária e o voleibol feminino de Ponta Grossa entram em quadra nesta terça-feira (25), pela semifinal, em busca de medalhas.
O diretor-presidente da Paraná Esporte, Marco Aurélio Saldanha Rocha, desembarcou na noite desta segunda-feira (24) para acompanhar o desempenho das equipes que são esperança de medalhas para o Estado. “Estou confiante na capacidade deles e vim torcer por estes atletas que tão bem têm representado o Paraná. Sei que todos estão se empenhando ao máximo nessa competição”, disse Rocha.
O basquetebol feminino conseguiu a classificação após vencer Belford Roxo (RJ) por 92 a 77, na quadra do Sesc – Porto, nesta segunda-feira. Apesar de um jogo equilibrado no primeiro quarto, as paranaenses conseguiram fechar com vantagem de seis pontos (25 a 19).
O calor intenso, com termômetros marcando acima dos 35 graus, aumentou o desgaste das atletas no Sesc – Porto no decorrer da partida. Com o domínio de bola na maior parte do período, as paranaenses aumentaram a vantagem no segundo quarto, fechando em 47 a 37. Apesar de atacar menos, o Rio de Janeiro, que foi eficiente nas cestas durante os dois primeiros quartos, teve baixa no rendimento e começou a errar mais. Ponta Grossa aproveitou para marcar e ficar 19 pontos à frente no marcador no final do terceiro quarto.
A aproximadamente 40 segundos para o final da partida, a ordem da técnica Siboney Pedroso foi “marcar uma a uma, lado a lado, mantendo a calma”. Resultado: placar final 92 a 77.
“Estamos com a equipe dividida, já que algumas foram inscritas para os Jocop’s e não puderam vir. Também estamos desfalcadas por uma atleta que se ausentou por conta do trabalho, e de uma outra lesionada, ambas titulares. Apesar disso, viemos com raça e as meninas foram batalhadoras. O calor é um sexto jogador defensivo. Elas não conseguem correr, falta o ar e a marcação do Rio foi pesada, mas o balanço é positivo. Tínhamos o objetivo de chegar entre as quatro melhores. A primeira batalha conseguimos, vamos ser se a gente belisca alguma medalha”, disse Siboney. Ponta Grossa vai enfrentar o Santo André, no Sesc – Porto.
Outros resultados - No handebol masculino, a segunda vitória consecutiva, dessa vez diante de Campo Grande (MS), por 35 a 25, garantiu a classificação de Goioerê, na UFMT. A equipe volta para a quadra nesta terça-feira, às 16 horas (horário de Brasília), no ginásio da Universidade Federal de Mato Grosso contra São Bernardo do Campo.
No futsal masculino, representado pelo Ciagym, de Maringá, a partida acabou empatada em 0 a 0 contra Três Lagoas (MS) depois de um jogo morno concentrado na meia quadra. “O empate nos dava o direito a semi, por isso não nos expomos e não forçamos durante a partida. Ano passado conseguimos o título e esse ano esperamos repetir a conquista com muita humildade”, disse o técnico Adolfo Amorin. Maringá volta a se apresentar contra o Juína (MT), às 17h30 desta terça-feira, no ginásio Aecim Tocantins.
O voleibol é a única coletiva que segue com as duas equipes em disputas nessa semifinal. O feminino, de Ponta Grossa, venceu as anfitriãs por 3 sets a 0 em um jogo de concentração. Parciais de 16/25, 20/25, 25/23, 12/25. As meninas enfrentam Uberlândia (MG) às 11h30, no ginásio Verdinho – CPA.
No masculino, apesar de perder por 3 sets a 1 para o São Bernardo do Campo (SP), Araucária garantiu a vaga semifinalista, já que um set colocava a equipe entre os quatro. As parciais foram de 25/15, 23/25, 25/20, 25/16. Araucária pega Blumenau (SC), às 16 horas, também no Verdinho – CPA.