O município de Boa esperança foi sede do Campeonato Paranaense de Handebol, categoria cadete, onde as equipes, do Dom Bosco de Curitiba conquistou o titulo no masculino, e as meninas de Iporã ficaram com o titulo no feminino. Foram cinco dias de disputas entre as 15 equipes masculinas e as 14 femininas que movimentaram os Ginásio da cidade.
No masculino, a decisão foi entre o Dom Bosco de Curitiba e Olímpico/Unimed de Maringá que fizeram um jogo muito equilibrado, com a vitória da equipe da capital pelo placar de 33 x 32. A vantagem de um gol foi feita na etapa inicial quando o Dom Bosco virou com o placar de 19 x 18. Na segunda etapa o jogo continuou equilibrado com a equipe curitibana mantendo a diferença de um gol para ficar com o titulo.
Os gols foram marcados por Vitor (11), Felipe (6), Miguel (4), Geuliano (3), Bruno (2), Bernardo (2), Luis Felipe (2), Nicolas (2), Pedro Henrique (1) e Hugo (1) para o Dom Bosco. Danilo (9), Vitor (8), Guilherme Martins(3), Rafael (3), Marcelo (2), Marcos Paulo (2), Lafaiete (2), João Vitor (1), Tiago (1) e Guilherme Moura (1). Pelo terceiro lugar a equipe de Arapongas/E. Menezes venceu a Unifil de Londrina pelo placar de 45 x 32.
No feminino a equipe de Iporã teve uma vitória mais tranqüila sobre Cascavel/Acea/Fag/Alfa pelo placar de 32 x 14. As meninas de Iporã mostraram um bom entrosamento e logo na etapa inicial já abriram oito gols de vantagem com o placar de 19 x 11. Para a segunda etapa a diferença somente aumentou para selarem a vitória e conquistar o titulo.
Para Iporã marcaram Amanda (1), Veridiana (7), Juliana (4), Kenia (3), Jéssica Ferreira (2), Larissa (2), Mariana Hahumi (2), Mariana Natali (1) e Jéssica Jesus(1). Para Cascavel marcaram Bárbara (6), Fabiane (2), Sarah (2), Marcieli (1), Julia (1), Carla (1) e Evely (1).
Durante os jogos a movimentação foi muito boa nos locais de disputas em Boa Esperança que deu apoio total ao evento. “A competição conseguiu seus objetivos, com a boa participação das equipes e o apoio que recebemos da administração municipal através do prefeito Antônio Ivo Coelho, que em todos os momentos contribui com toda a sua equipe para o bom desenvolvimento da competição”, disse Newton Trindade Júnior, presidente da Liga de Handebol do Paraná. “Temos que agradecer também ao apoio que recebemos da Paraná esporte, em todas as competições que a Liga organiza, o presidente Ricardo Gomyde é um grande companheiro do handebol”, finalizou Trindade.
Destaques - Foram escolhidos na competição atletas destaques, que deverão compor a seleção paranaense da categoria que disputará em agosto a Copa Sul/Sudoeste, que fazem parte os estados do Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Segundo o diretor técnico da Liga de handebol, os técnicos destas seleções deverão ser escolhidos em breve.
Os destaques escolhidos foram os seguintes: Feminino, Flavia Gai (goleira de Iporã), Mariana Hahumi (armadora central de Iporã), Ana Claudia (armadora direita de Maringá), Amanda Andrade (armadora esquerda de Iporã), Kenia Leiko (pivô de Iporã), Sarah Heizen (ponta direita de Cascavel), Bárbara Polchera (ponta esquerda de Cascavel). O técnico destaque foi Anézio Moraes de Iporã. Masculino, Pedro Henrique (goleiro do Dom Bosco), Bernardo Banilauri (armador central do Dom Bosco), Tiago Supert (armadora direito de Maringá), Paulo Roberto (armador esquerdo de Londrina), Luis Eduardo (pivô de Arapongas), Alex Baliero (ponta direita de Toledo), Rogério Campos (ponta esquerda de Francisco Alves). O técnico destaque foi Silvio Gonçalves de Corbélia. A dupla de arbitragem destaque foi Antônio César de Oliveira e Artur Alves.
Números - Foram 29 equipes (15 masculino e 14 feminina) de 24 clubes e 22 municípios que participaram da competição. No masculino foram marcados 2.967 gols em 43 jogos, média de 69 gols por jogo. No feminino foram 37 jogos, com 1.793 gols, média de 48,5 por jogo. Participaram da competição 485 atletas, sendo 249 no masculino e 236 no feminino.
Classificação - A classificação final da competição ficou sendo a seguinte:Feminino – 1º - Iporã, 2º - Cascavel/Acea/Fag/Alfa, 3º - Loanda, 4º - Floraiense, 5º - Olímpico/Unimed/Maringá, 6º - Expoente/Curitiba, 7º - Arapongas/E. Menezes, 8º - Santa Helena, 9º - Colorado, 10º - Nova Esperança, 11º - Dom Bosco/Curitiba, 12º - Fecam/Campo Mourão, 13º - Assemug/Goioerê, 14º - Boa Esperança.Masculino – 1º - Dom Bosco/Curitiba, 2º - Olímpico/Unimed/Maringá, 3º - Arapongas/E. Menezes, 4º - Unifil/Londrina, 5º - Corbélia, 6º - Saudade do Iguaçu, 7º - Alvorada do Sul, 8º - Cascavel/Marista, 9º - Expoente/Curitiba, 10º - Santa Helena, 11º - Toledo, 12º - Francisco Alves, 13º - Sepan/Ponta Grossa, 14º - Alto Paraná, 15º - Rondon.