Entregues obras na Universidade Estadual de Ponta Grossa

Obras físicas somam 6.237 metros quadrados, no Campus de Uvaranas, totalizando investimentos de R$ 6.195.181,33
28/12/2010 - 09:40

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nildo José Lübke, inaugurou obras e entregou equipamentos nesta segunda-feira (27, na Universidade Estadual de Ponta Grossa. A solenidade, no prédio do Centro de Formação Continuada do Programa de Desenvolvimento Educacional, em Uvaranas, contou com a presença do reitor João Carlos Gomes, do vice-reitor Carlos Luciano Sant’Ana Vargas, do diretor financeiro da Fundação Araucária, Carlos Piassenti, e autoridades universitárias. As obras físicas somam 6.237 metros quadrados distribuídos no Campus de Uvaranas, totalizando investimentos de R$ 6.195.181,33, recursos do Governo do Estado, liberados através da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e da Secretaria de Estado da Educação.
A cerimônia de inauguração aconteceu no prédio do PDE, obra com 1.308 metros quadrados, na qual foram investidos R$ 1.304.759,12. O secretário Nildo José Lübke inaugurou ainda o Centro de Triagem e Pesquisa Odontológica, com 109 metros quadrados e investimento de R$ 70.921,91; a readequação das clínicas odontológicas, com 162 metros quadrados, orçada em R$ 69.359.07; o Laboratório Industrial para Produção de Medicamentos, com 1.643 metros quadrados e investimento de R$ 1.930.637,65; a ampliação do bloco L, com laboratórios para o curso de Química, com 1.128 metros quadrados, no valor de R$ 1.100.622,70; a ampliação do bloco F, do curso de Agronomia, com 805 metros quadrados, no montante de R$ 634.136,53; as novas instalações do Centro de Processamento de Dados, com 380 metros quadrados, no valor de R$ 432.950,01; e a terceira etapa do bloco da Reitoria, com 702 metros quadrados e investimento de R$ 651.794,54.
O reitor João Carlos Gomes destacou a entrega dos novos espaços como a comprovação do momento especial vivenciado pelo ensino superior público paranaense, que neste governo que se encerra recebeu um dos maiores aportes de investimentos de sua história.
Apenas a UEPG recebeu R$ 25 milhões em obras. “Somados os recursos aplicados em equipamentos, chegamos ao valor de R$ 30 milhões investidos nos na Universidade nesses últimos anos”, disse o reitor ao empenhar o reconhecimento da comunidade universitária e da sociedade paranaense pelos investimentos feitos no sistema de ensino superior do estado, que hoje conta com sete universidades.
Os recursos proporcionaram avanço institucional sem precedentes, em termos de ampliação da infraestrutura, aquisição de equipamentos e desenvolvimento de ações voltadas para a comunidade. “Representa crescimento com qualidade, com reflexo direto nas áreas de ensino, pesquisa, pó-graduação e extensão”, disse o reitor, lembrando que a Universidade está classificada entre as principais do país, conforme avaliação do Ministério da Educação, assim como as demais instituições de ensino superior do estado, todas com cursos bem avaliados. “As universidades têm respondido ao governo com trabalho e qualidade”.
Lübke fez um balanço dos investimentos feitos pelo governo do estado no ensino superior, destacando a criação da Universidade Estadual do Paraná, que reúne sete faculdades e nasce com um contingente de 12 mil alunos. Além desta, o governo também instaurou campus em mais quatro municípios (Laranjeiras do Sul, Pitanga Ivaiporã e Santa Helena), cobrindo a região central do estado, até então desassistida em termos de ensino superior.
O PDE é uma política educacional pioneira de formação continuada para os professores da rede estadual de ensino, que conta com importante apoio das universidades estaduais, estabelecendo parceria entre a educação superior e a educação básica. “Os professores que passam pelo crivo dos concursos públicos precisam de condições adequadas de formação continuada”, disse o secretário, lembrando que é a melhor forma de investir na formação de cidadãos e na criação de uma geração melhor preparada para os desafios do futuro.
Fazendo uma relação entre educação e saúde, Lübke observou que a inauguração do Laboratório para Produção de Medicamentos da UEPG, no Campus de Uvaranas, possibilita a integração ao sistema para produção de medicamentos com a marca da Paraná, numa rede formada pelas universidades de Londrina e Maringá e o Tecpar. “A produção da rede será voltada para o Sistema Único de Saúde”, disse o secretário.
Segundo ele, a ideia é unir a oportunidade de aprendizado aos alunos da graduação ao estabelecimento de um sistema voltado para o atendimento à grande maioria da população.