O município de Entre Rios do Oeste está recebendo nove moradias do Casa da Família/PSH, da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar). O programa beneficia famílias com renda de até dois salários mínimos e a prestação das casas é de, no máximo, até 15% do salário mínimo. Para o presidente da Cohapar, Luiz Claudio Romanelli, muitas famílias que vivem nas cidades do interior já enfrentam problemas de aluguel alto ou moram em casas precárias. "Esperamos, com as novas moradias, dar dignidade e condições de vida melhores às pessoas, com casas confortáveis", diz Romanelli.
De acordo com o prefeito de Entre Rios do Oeste, Elpídio Holzbach, a construção das moradias é uma conquista importante da cidade. "Estamos atendendo as famílias que, até então, tinham dificuldades de garantir um lar", diz Holzbach. As casas foram construídas no bairro Parque Verde.
Os recursos do Casa da Família/PSH são dos governos federal - com recursos do Programa de Subsídio à Habitação de Interesse Social - e estadual, e a contrapartida dos municípios é a doação da área para a construção do empreendimento, dotado de infra-estrutura (arruamento, água e luz).
Os programas da Cohapar têm a participação ativa da sociedade. As moradias do Casa da Família/PSH são construídas pelo sistema de gestão comunitária - pelo qual os pretendentes formam associações de participantes que, junto com a Cohapar, administra os recursos financeiros. Com o objetivo de construir conjuntos diversificados, os próprios moradores escolhem os projetos das residências. São cinco projetos disponíveis no padrão de 40 metros quadrados e as casas são construídas em alvenaria, com dois quartos, sala, cozinha, banheiro, varanda, forradas e cobertas com telhas cerâmicas.
A entrega oficial das casas populares do Casa da Família/PSH será no dia 13 de maio às 10 horas na Sala de Reuniões da Prefeitura de Entre Rios do Oeste.