Ensino fundamental continua a ter acompanhamento no próximo ano

A coordenadoria de Políticas Públicas, da Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral, analisou o ensino nas escolas estaduais entre outras atividades
Publicação
28/12/2006 - 09:30
Editoria
Acompanhar, fiscalizar e sugerir a implementação das políticas públicas no âmbito da Administração Pública do Estado, premendo pela eficácia e efetividade. Essa é uma das competências da Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral (Seoge), especificada no decreto 442/2003, que criou a instituição. Seguindo essa orientação, a coordenadoria de Políticas Públicas tem realizado trabalhos voltados à análise e avaliação de ações e programas sociais do governo do Estado. Uma delas é o projeto-piloto de avaliação do ensino fundamental, de 5.ª a 8.ª série, que começou em 2004. No ano passado, foram aplicados questionários em 25 escolas de Curitiba e Cascavel a docentes e diretores e, em 2006, foram processados 119 dos 223 questionários respondidos pelos professores. Também foram coletadas informações sobre 80 alunos egressos da rede estadual. “Foram feitas, para cada um deles, 43 perguntas sobre questões socioeconômicas, que vão permitir traçarmos o perfil desses alunos”, comenta o secretário Luiz Carlos Delazari. Além disso, os técnicos da área de Políticas Públicas avaliaram as despesas efetuadas por escolas, núcleos de Educação e pela Secretaria de Estado da Educação. Os técnicos também realizaram estudo sobre a organização institucional das unidades vinculadas ao sistema de ensino. Segundo Delazari, esse trabalho resultou em planilhas, que buscam estabelecer o custo que o governo tem por aluno, e num relatório que foi encaminhado para a Secretaria da Educação para discussão. “Quando essa avaliação sobre o ensino fundamental, que continuará a ser feita no próximo ano, for concluída, teremos verificado a eficiência da educação estadual, medida pela situação do aluno egresso no mercado de trabalho, pelo custo por estudante e com base em dados sobre a administração escolar”, explica o secretário. Leite – A equipe de Políticas Públicas também deu continuidade, em 2006, ao acompanhamento do programa Leite das Crianças – Diminuição da Desnutrição Infantil, atividade que foi iniciada no ano passado. Os técnicos da Secretaria visitaram alguns municípios paranaenses com o objetivo de verificar o andamento do projeto. Foram feitas visitas a pontos de distribuição do leite, a famílias beneficiadas e a postos de saúde, onde são feitas a pesagem e a medição das crianças que participam do programa. “Assim como as outras atividades da instituição, os trabalhos relacionados ao programa Leite das Crianças têm como objetivo analisar a eficiência e a eficácia do programa social. Assim, após um período de acompanhamento, será possível sugerir melhorias para levar ainda mais benefícios para a população paranaense”, conclui Delazari. BOX – Atividades da coordenadoria de Políticas Públicas A coordenadoria de Políticas Públicas, da Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral, tem realizado – desde o início do mandato do governador Roberto Requião – diversas atividades em busca de melhores resultados para ações e programas desenvolvidos pelo governo do Paraná. No primeiro ano da atual gestão, foi elaborado o Mapa da Responsabilidade, no qual foram listados todos os programas em andamento nas secretarias de relação direta com a comunidade, como as da Saúde e da Segurança. Outro trabalho realizado foi o acompanhamento do Programa de Implantação de Recém Doutores, da Fundação Araucária, ligada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, atividade que continuou no ano seguinte. Em 2004, foi colocado em prática o projeto-piloto de avaliação do sistema fundamental das escolas do Paraná, que está em andamento e deve continuar no próximo ano. Em 2005, o Leite das Crianças começou a ser acompanhado pelos técnicos do setor de Políticas Públicas, atividade que tem como objetivo verificar se o programa está cumprindo os seus objetivos e buscar resultados ainda mais satisfatórios. Esse trabalho continua sendo realizado.