O Grupo de Trabalho de Integração Fronteiriça (GTIF) fará sua primeira reunião em 5 de novembro, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu. O grupo, órgão oficial do Mercosul, tem como atribuições definir políticas públicas de integração no âmbito de municípios, estados, departamentos e províncias da região.
Durante o encontro, o Paraná será apresentado como exemplo de cooperação descentralizada, através do estímulo à participação do Estado no âmbito subnacional no processo de integração. A pauta da reunião ainda prevê o lançamento da cartilha do Fundo de Convergência Estrutural para o Mercosul (Focem): “Como apresentar projetos de cooperação no Mercosul”, elaborada pelo Codesul em conjunto com a Confederação Nacional de Municípios (CNM) e apresentação do projeto ProFronteira, do Sebrae/PR.
“O GTIF (Grupo de Trabalho de Integração Fronteiriça) é a esfera ideal para que as políticas de cooperação transfronteiriça se tornem realidade. Sob a coordenação do Paraná e orientação do governador, essa será a primeira reunião do grupo”, afirmou o secretário do Codesul/PR, Santiago Martín Gallo. O Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul/PR) e a Confederação Nacional de Municípios (CNM) são os atuais coordenadores do grupo.
“A CNM vem trabalhando desde o ano passado com os municípios de fronteira, organizando encontros, elaborando estudos e implementando projetos para melhoria da qualidade de vida das comunidades locais. A rodada de integração produtiva do eixo Sul vai fortalecer ainda mais a causa dos municípios de fronteira”, lembrou o presidente da Confederação Nacional de Municípios, Paulo Ziulkoski.
Encontro vai discutir integração do Mercosul na região de fronteira
Está marcada para novembro, em Foz do Iguaçu, a primeira reunião do Grupo de Trabalho de Integração Fronteiriça (GTIF)
Publicação
01/10/2008 - 15:32
01/10/2008 - 15:32
Editoria