O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, participou nesta segunda-feira (25), no Centro de Formação Continuada do Governo, em Faxinal do Céu, da abertura do Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais, falando sobre a importância da defesa do patrimônio ambiental do Estado.
“Precisamos nos mobilizar para combater os crimes contra o meio ambiente no Estado, em especial a defesa da Araucária que é um patrimônio ambiental. Isso já virou caso de polícia, temos que coibir esses crimes”, ressaltou o secretário.
O secretário também destacou a importância da operação que vem sendo realizada na região centro-sul do Paraná - muito visada pelos madeireiros, devido aos grandes remanescentes de floresta nativa que ainda existem na região. A fiscalização está sendo cada vez mais intensificada em parceria com os técnicos da Sema, IAP, Força Verde e Ibama.
Entre as diversas ações que serão discutidas em plenária durante os cinco dias de capacitação (25 a 29 de maio), o secretário apresentou os desafios da gestão sistêmica sustentável com a participação popular na implantação do Sisnama. Além disso, a preocupação devido à utilização dos recursos naturais que estão sendo fortemente afetados pelos processos de utilização, exaustão e degradação decorrente de atividades públicas e privadas.
O Programa Nacional de Capacitação dos Gestores Municipais prevê a capacitação de 1,6 mil gestores municipais no Estado que serão realizadas por abrangência de bacias hidrográficas. Outro importante tema das discussões é a água, até por isso o foco de trabalho e estruturação das capacitações foram divididas por abrangência de bacias hidrográficas. “Os trabalhos por região acabam influenciando positivamente em outras regiões”, comenta o secretário.
O PNC no Paraná foi adotado pelo Governo do Estado em parceria com o Ministério do Meio Ambiente – prevê que a elaboração de políticas públicas seja feita de forma compartilhada, envolvendo os Comitês de Bacias Hidrográficas, movimentos sociais e associações comunitárias.
Durante as atividades serão demonstrados para os gestores municipais os projetos ambientais desenvolvidos pelo Governo do Estado que podem ser implementados nos municípios, além de propostas desenvolvidas de acordo com as necessidades e estrutura física e geográfica de cada região.
Além disso, os gestores participarão de debates sobre o cumprimento do código florestal, sustentabilidade ambiental e geração de renda, produção de mudas para reflorestamento, coleta seletiva de lixo, instalação de aterros sanitários consorciados, ações de educação ambiental nas escolas e propriedades rurais.
“Pretendemos alcançar os objetivos com a dedicação de todos os envolvidos. Cada instituição – de acordo com suas atribuições – está trazendo informações e conhecimentos que irão enriquecer o trabalho das capacitações”, finalizou a coordenadora-geral do PNC no Paraná, Débora Albuquerque de Souza.
Encontro sobre gestores ambientais propõe defesa do patrimônio natural
“Precisamos nos mobilizar para combater os crimes contra o meio ambiente, em especial a defesa da araucária que é um patrimônio ambiental. Isso já virou caso de polícia, temos que coibir esses crimes”, ressaltou o secretário do Meio Ambiente, Rasca Rodrigues
Publicação
25/05/2009 - 18:10
25/05/2009 - 18:10
Editoria