Acontece nesta terça-feira (16), no auditório do hotel Paraná Suíte, em Curitiba, o I Encontro de Formação de Gestores do Programa BPC na Escola. O evento, que tem o apoio da Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social (Setp), capacita os profissionais que atuarão na identificação dos principais desafios enfrentados pelos jovens com deficiência durante o processo escolar.
O programa é uma modalidade do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social, que garante o pagamento de um salário mínimo mensal às pessoas idosas ou pessoas com deficiência, de qualquer idade, que comprovem não possuir condições de se manter financeiramente, nem serem mantidas por suas famílias.
O objetivo é garantir acesso e permanência dos beneficiários com até 18 anos
nas instituições educacionais, através de ações conjuntas com as áreas de assistência social, saúde, educação e direitos humanos.
De acordo com o secretário, Nelson Garcia (Trabalho e Promoção Social), os gestores vão atuar no acompanhamento e desenvolvimento das políticas públicas que envolvem o BPC e farão a identificação das barreiras encontradas pelos beneficiários na conclusão dos estudos.
“Eles aplicarão um questionário, que servirá como umas das principais ferramentas do Programa na identificação dos desafios para o cumprimento do direito à educação e resultará na elaboração de políticas públicas direcionadas para a superação destes problemas”, afirma.
“Nossa meta é que o BPC, além da garantia de renda mensal, seja sinônimo de melhores condições de vida e independência. O Governo do Paraná entende que para que os jovens com deficiência conquistem um emprego com carteira assinada, possam se sustentar e ajudar no orçamento familiar, é preciso dar oportunidades. Isto se faz com garantia de educação básica e qualificação profissional”, disse Garcia.
SERVIÇO
O Encontro de Formação de Gestores do BPC na Escola
Dias 16 e 17 de dezembro
Hotel Paraná Suíte
Rua Lourenço Pinto, número 456, Centro
Informações pelo telefone (41) 3322-4242 ou (41) 3883- 2630