Encontro reforça trabalho das câmaras da Escola de Governo

Evento reuniu nesta quarta-feira (20) representantes de nove câmaras já instaladas e foi aberto pela diretora do Departamento de Recursos Humanos, da Secretaria da Administração e da Previdência, Sônia Schober
20/05/2009 - 16:30
Estimular os líderes das equipes de trabalho a promover, em seus grupos, ações de capacitação profissional continuada foi um dos desafios apresentados pela psicóloga Maria Júlia Trevisan, em palestra ministrada aos participantes do I Encontro das Câmaras Técnicas da Escola de Governo do Paraná, realizado nesta quarta-feira (20), em Curitiba. O evento reuniu 20 representantes de nove câmaras já instaladas e foi aberto pela diretora do Departamento de Recursos Humanos (DRH), da Secretaria da Administração e da Previdência, Sônia Schober. As câmaras técnicas são grupos constituídos por profissionais de diversos órgãos públicos responsáveis por planejar programas de capacitação do funcionalismo. O encontro desta quarta-feira teve o objetivo de integrar os representantes das câmaras e, com a troca de experiências entre cada uma delas, propiciar subsídios para o aperfeiçoamento dos projetos por essas câmaras elaborados. Sônia Schober destacou o papel essencial que as câmaras técnicas têm para que as ações da Escola de Governo cumpram a sua missão – profissionalizar a administração pública e melhorar a prestação de serviços ao cidadão. “A Escola de Governo não 'compra' pacotes de cursos prontos. São vocês [integrantes das câmaras técnicas] que pensam nos cursos, formatam os conteúdos, estabelecem a linha pedagógica, as técnicas, as metodologias de treinamento”, salientou a diretora do DRH. “A capacitação da Força Verde [equipe de fiscalização do meio ambiente], o curso de Técnico em Gestão Pública, os cursos de pós-graduação são alguns exemplos. São programas construídos por vocês, gestores públicos ou professores das nossas faculdades e universidades públicas”, complementou. CONSCIÊNCIA - É por essa atribuição fundamental que a psicóloga Maria Júlia Trevisan enfatizou, em sua palestra ministrada depois da abertura do encontro, a necessidade de os servidores que atuam coordenando projetos, ou liderando equipes de trabalho, conscientizarem-se que deve partir deles o estímulo e propostas de ações que melhorem a qualidade técnica e profissional dos quadros de funcionários. “São os líderes, representados pelos integrantes dessas câmaras técnicas, que têm o desafio de desenvolver e potencializar as competências humanas de um grupo de trabalho”, explanou. Estar apto a encarar esse desafio, continuou Maria Júlia Trevisan, exige do líder, além de constante atualização de conhecimentos, uma postura pessoal que busque a integração, o coleguismo. “Não basta o conhecimento educacional, formal; é preciso ter boa relação com as pessoas, ter comportamentos favoráveis. E, claro, dominar práticas de aplicação dos conhecimentos teóricos”, exemplificou. A Escola de Governo do Paraná tem sua Gerência Executiva vinculada à Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (Seap). Foi criada há quase cinco anos (em outubro de 2004). Pelo portal www.escoladegoverno.pr.gov.br, é possível conhecer os programas desenvolvidos pela instituição. O telefone para informações aos servidores é o (41) 3351-6145.