Os integrantes da Agenda 21 Paraná realizaram reunião preparatória para debater a Rio+20, que será realizada em 2012, no Brasil. O grupo irá percorrer nove municípios paranaenses para reunir assinaturas de compromisso de lideranças governamentais, da iniciativa privada e da sociedade ao Pacto Paraná Sustentável, que serão levadas ao evento. A Rio+20 é a conferência das Nações Unidas sobre desenvolvimento sustentável, em continuidade ao encontro Rio 92.
O intuito dos encontros, que serão feitos nos municípios-polos Curitiba, Paranaguá, Ponta Grossa, Londrina, Guarapuava, Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu, Campo Mourão e Pato Branco, é discutir toda estrutura do grupo como o Pacto Universitário, Movimento das Agendas 21 nas escolas, o Guia Paraná Empresarial, o Pacto Paraná Sustentável, e a Cartilha da OAB sobre o tema, entre outros assuntos. “As reuniões serão preparatórias para a formatação de um documento que apresentaremos na Rio+20”, afirmou Shirle Margaret dos Reis Branco, coordenadora das ações da Agenda 21 no Paraná.
O Guia Paraná Empresarial, lançado no início do mês, é uma das estratégias para mobilizar o setor empresarial e trazê-lo para discussão das metas do programa, segundo Valter Horst Poniewas, representante do setor industrial na Agenda 21 Paraná. “Nosso interesse é mostrar que o governo trabalha bem com as empresas e os empresários. O envolvimento do empresariado é fundamental para nós e para toda sociedade.”
A ética biocêntrica é um dos temas que serão discutidos até o evento da ONU. Segundo Rosana Gnipper, representante da organização não-governamental Ecoforça, a visão das políticas ambientais no Brasil é antropocêntrica, ou seja, apenas leva a condição do homem na definições das suas ações.
Ela citou o encontro da Rede Brasileira de Agendas 21 Locais (Rebal), que discutirá as ações e experiências locais em todo Brasil. “A ética biocêntrica nos permite uma visão de todos os seres vivos na hora de traçarmos as políticas. Atualmente apenas consideramos a existência do homem sobre os demais seres e esse debate o Paraná levará pioneiramente ao encontro da Rebal e posteriormente a Rio+20”, explicou Rosana.
DIVULGAÇÃO - Durante a reunião foram fixados os próximos passos da Organização do Pacto Paraná Sustentável, onde serão elaborados: um livro, um folder e um CD com os conteúdos discutidos em todas as reuniões que a Agenda 21 paranaense promoveu em Curitiba e no interior do estado. Também foi apresentado aos integrantes da Agenda 21 Paraná uma ferramenta virtual para a troca de conhecimentos e práticas entre as redes das agendas em todo mundo (www.rebal21.ning.com).
Encontro prepara atividades para encontro das Nações Unidas Rio+20
Discussões sobre desenvolvimento sustentável serão levadas aos municípios-polo
Publicação
24/06/2010 - 15:20
24/06/2010 - 15:20
Editoria