Encontro explica a servidores que lidam com licitações novo sistema de gestão de materiais

Iniciativa amplia o banco de dados (como de produtos licitados e de fornecedores), traz mais agilidade aos trâmites e amplia a transparência e a segurança das compras públicas do governo do Paraná
11/09/2009 - 16:50
Um novo sistema informatizado de gestão de materiais e serviços (denominado Sistema GMS), utilizado para as licitações do Governo do Paraná, está sendo implantado pela Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (Seap) e pela Celepar. Nesta sexta-feira (11), em encontro realizado no Palácio das Araucárias, técnicos que lidam com compras e contratações de serviços receberam explicações e instruções sobre o GMS. O novo sistema amplia o banco de dados (como de produtos licitados e de fornecedores), busca trazer mais agilidade aos trâmites e ampliar a transparência e a segurança das compras públicas do Poder Executivo. A apresentação do que constitui o GMS, das etapas de implantação e um detalhamento de um dos seis módulos previstos (o de cadastro de fornecedores) foi feita pelo diretor do Departamento de Administração de Materiais (Deam), da Seap, Roberto Dalledone, e pela coordenadora do projeto pela Celepar, Maria Teresa Rodrigues Pahl. Dalledone e Maria Teresa explicaram que, para a criação do GMS, foram buscados modelos adotados recentemente pelo governo federal e por outros Estados da federação. As soluções encontradas foram adaptadas, outras aprimoradas e, assim, constitui-se um sistema novo, montado em software livre, e desenvolvido por técnicos e profissionais da própria Celepar. OS MÓDULOS - O Sistema GMS é formado por seis módulos. Dois deles, o cadastro de produtos, que já tem quase 10 mil itens catalogados, e o cadastro de fornecedores (agora feito pela internet), estão em funcionamento há dois meses. Um terceiro módulo, o “fase interna de compras”, encontra-se em teste, antes de ser colocado no ar. O “fase externa de licitação” e o “controle de almoxarifado” (ambos em construção), e ainda o de “gestão de contratos” compõem os outros módulos do GMS. A implantação do sistema é gradativa, explicaram Dalledone e Maria Teresa. Isso porque exige a migração de todos os dados e informações do sistema atual, além da adoção de novas ferramentas e procedimentos. “O que já está funcionando está dando certo. Por exemplo, já temos 1.088 dos cerca de 6 mil fornecedores já cadastrados pelo novo sistema”, informou Dalledone. “[No que se refere ao cadastro de fornecedores], o novo sistema facilitará também o trabalho das prefeituras que utilizam o cadastro do Estado”, acrescentou Maria Teresa. MAIS INFORMAÇÕES O portal Compras Paraná traz mais informações, sobretudo aos fornecedores, sobre o novo sistema: www.comprasparana.pr.gov.br.