Encontro em Curitiba mostra avanços do plano de saúde do funcionalismo

Técnicos do SAS discutem ações gerenciais, mecanismos de aprimorar atendimento e falam das melhorias obtidas. Abertura do evento foi na manhã desta quinta-feira (27)
27/10/2005 - 15:50
Técnicos dos núcleos regionais do Sistema de Assistência à Saúde (SAS) estão reunidos em Curitiba, de hoje (27) a amanhã (28), para discutir melhorias, trocar experiências que levem ao aperfeiçoamento do plano de saúde do funcionalismo e mostrar os avanços conquistados. O evento foi aberto na manhã desta quinta-feira, pela secretária de Estado da Administração e da Previdência, Maria Marta Lunardon. “Vocês são uma equipe de primeira, como em toda a Secretaria da Administração, em que se percebem um nível de comprometimento, uma paixão muito grande pelo que fazem”, disse Maria Marta aos técnicos. A secretária ressaltou ainda que é justamente esse envolvimento dos servidores que assegura melhorias constantes no SAS. “Temos muito a fazer, para que a qualidade chegue na ‘ponta’, onde o serviço está sendo prestado”. Evolução - O diretor do Departamento de Assistência à Saúde (DAS), Eduardo Mischiatti – o DAS é o braço da Secretaria da Administração responsável pela gestão do plano de saúde do funcionalismo – também destacou o profissionalismo dos líderes dos núcleos regionais. E salientou o objetivo do encontro: “estamos aqui para falarmos a mesma língua; vamos expor a nova filosofia na gestão da assistência à saúde do servidor, um sistema em que, apesar das dificuldades, está em evolução”. Essa evolução a que o diretor do DAS se referiu foi explanada pelo ouvidor da Secretaria da Administração, Lamartine Villanova. Ele tem percorrido o interior do estado conferindo de perto se os serviços do SAS estão sendo prestados de maneira satisfatória. Villanova visita os hospitais contratados, e núcleos de educação, saúde e do policiamento, obtendo com os servidores públicos informações sobre o cotidiano de quem utiliza o sistema.“Desde abril, quando comecei este trabalho, as reclamações caíram muito. Recentemente estive em Maringá e, no núcleo de educação, quando perguntei, disseram que ‘não tinham reclamações’ a fazer”, contou o ouvidor. Abrangência - O SAS tem, além de Curitiba, outros dez núcleos regionais. São eles: Campo Mourão, Francisco Beltrão, Guarapuava, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Pato Branco, Toledo, Umuarama e União da Vitória. Mas a presença da rede vai mais além: ao todo, são 34 a localidades, na capital e no interior, abrangidas pelo sistema. O número, hoje, é o triplo do que o de janeiro de 2003, início do governo Roberto Requião.