A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, por meio do Fórum Paranaense de Mudanças Climáticas Globais e em parceria com a Secretaria Especial de Reflorestamento, promoveu, nesta quarta-feira (15), o I Seminário Madeira e a Mitigação das Mudanças Climáticas. Durante o encontro foram abordadas as vantagens e o potencial do uso da madeira para a redução das emissões de gases de efeito estufa. O encontro foi na sede da Secretaria do Meio Ambiente, em Curitiba.
“É essencial discutirmos essas ações de forma integrada, porque assim conseguimos envolver e conscientizar a sociedade para o uso sustentável da madeira em vários setores”, comentou o secretário para Assuntos de Reflorestamento, Nivaldo Krüger.
Para o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, o encontro é uma importante iniciativa a favor do meio ambiente. “A Secretaria incentiva, dessa forma, todos os projetos que utilizam madeira de forma sustentável”, afirmou Rasca.
Entre os temas debatidos estavam o uso de madeira plantada em construções sustentáveis e o seu potencial para reduzir as emissões de gases poluentes e as novas técnicas para o aproveitamento de subprodutos da madeira e não-madeiráveis, que podem ser utilizados na geração de renda para famílias carentes. Além disso, também foram debatidas as novas metodologias para a restauração ecológica de áreas degradadas e para inventário de emissões de sequestro de carbono municipais.
POSSIBILIDADES - “Ao produzir e oferecer produtos de madeira plantada (móveis) e construções de baixo consumo de energia (casas de madeira), a indústria pode contribuir no combate à mudança do clima”, explicou a coordenadora de Mudanças Climáticas, Manyu Chang.
O secretário geral da Fundação de Pesquisas Florestais do Paraná, Marcelo Lubas, apresentou um trabalho que vem sendo realizado em 120 municípios do Estado. “Pretendemos estimular novas propostas de desenvolvimento socioeconômico com prioridade para regiões com baixo IDH no Estado do Paraná”, comenta Marcelo.
O Programa “2020 emissões controladas” visa estimular a utilização da madeira pela adoção de práticas, técnicas, processos e matérias-primas que contribuam para a sustentabilidade, gerando benefícios ambientais, sociais e econômicos numa ação integrada.
Na reunião, foi discutido o grande número de bens e serviços que as árvores proporcionam nas funções socioeconômicas e ecológicas, como a contribuição para desacelerar o aquecimento global e a regulagem do ciclo hidrológico, uma vez que elas ajudam a controlar enchentes, purificam a água e reciclam nutrientes no solo.
Além disso, o aumento do uso da energia renovável de origem madeireira e a reciclagem de resíduos de madeira também desempenham um papel importante no combate a mudança do clima, uma vez que apresentam o efeito combinado de redução de resíduos e a substituição de energia suja.
Encontro discute uso sustentável da madeira na redução do efeito estufa
Secretaria do Meio Ambiente e Secretaria Especial de Reflorestamento promoveram seminário em Curitiba
Publicação
15/07/2009 - 17:00
15/07/2009 - 17:00
Editoria