O Secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, participou nesta quinta-feira (25), no Centro de Capacitação de Faxinal do Céu, município de Pinhão, do II Encontro do Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais.
O secretário ressaltou que a política ambiental segue o sistema de organização por bacias hidrográficas. “Precisamos construir uma gestão sistêmica sustentável com a participação da sociedade. Assim como fizemos na formação dos comitês de bacias hidrográficas no ano passado, queremos criar uma rede para fortalecer cada vez mais a conservação dos recursos naturais”, comentou Rasca.
O PNC tem sido uma grande estratégia do Governo Estadual para formar gestores públicos de todas as bacias hidrográficas do Paraná. Nesta etapa, cerca de 400 pessoas são treinadas. Todas vivem nos municípios de abrangência das bacias hidrográficas Piquiri, Paraná II, Baixo Ivaí e Paraná I.
O secretário também destacou a importância da consolidação de um Sistema Municipal de Meio Ambiente. “Precisamos que todos os gestores levem o compromisso de nos organizarmos cada vez mais e tratarmos os assuntos relacionados ao meio ambiente com seriedade”, destaca o secretário.
O encontro faz parte da segunda etapa de capacitação do Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais Municipais sobre políticas públicas de meio ambiente do Paraná. O PNC é uma ferramenta para fortalecer os sistemas de meio ambiente nos municípios e propiciar às prefeituras autonomia sobre as questões ambientais de impacto local.
GESTÃO MUNICIPAL – Para esclarecer sobre a importância de secretarias municipais de meio ambiente, oito secretários participaram da mesa-redonda sobre os desafios de uma gestão ambiental compartilhada. Todos ressaltaram que, com a criação de uma secretaria específica de meio ambiente, a atenção para os assuntos e políticas ambientais vem se tornando mais forte.
“Nós, gestores, precisamos multiplicar o conhecimento sobre os instrumentos de gestão ambiental para que a sociedade faça parte dessa mobilização, pois não adianta criar mais uma pasta sem a participação social” acrescentou a secretária de Meio Ambiente de Paiçandu, Aparecida Pereira Suyti.
Para Job Resende Neto, secretário de meio ambiente de Alto Paraíso, fazer convênios e consórcios tem sido um bom caminho para o município. “Temos parceria com o IAP (Instituto Ambiental do Paraná) na produção de mudas pelo programa Mata Ciliar, e hoje também fazemos parte do consórcio com outros municípios da região, que vem nos ajudando a combater os incêndios no Parque Nacional de Ilha Grande.”
Para a coordenadora do PNC-PR, Débora Albuquerque de Souza, o resultado da segunda capacitação realizada no Estado foi muito positivo. “Foi um espaço destinado especialmente para eles, os gestores. Com debates, mesas-redondas e palestras eles puderam expor as realidades, trocar experiências e levarão para os seus municípios projetos que vem dando certo em outras regiões.”
Encontro discute gestão ambiental nos municípios
Secretário do Meio Ambiente ressaltou a necessidade de se criar um sistema com a participação da sociedade
Publicação
25/06/2009 - 17:52
25/06/2009 - 17:52
Editoria