O Ipardes e o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) realizaram nesta quinta-feira (08), em Curitiba, um encontro para discutir a agricultura familiar paranaense. Foi uma oportunidade para apresentar e detalhar o projeto de Identificação de Gargalos Tecnológicos da Agricultura Familiar
O presidente do Ipardes, José Moraes Neto, explicou que o projeto atende ao compromisso do governador Roberto Requião de promover o fortalecimento da agricultura familiar, base da economia em diversas regiões do Paraná, resgatando e inovando as políticas de apoio a este setor.
O projeto tem como objetivo identificar as demandas tecnológicas e propor soluções ao desenvolvimento da agricultura familiar. Segundo o secretário da Ciência e Tecnologia, Aldair Rizzi, o projeto é extremamente importante pois envolve diversos órgãos do governo na definição de uma política pública.
O coordenador do Núcleo de Desenvolvimento Rural do Ipardes, Diócles Libardi, ressaltou: “Nós queremos interagir diretamente com os agricultores para que digam quais são os seus problemas para que depois o governo do Estado possa contribuir para a solução”.
O projeto, financiado pelo Fundo Paraná, também busca identificar as inovações tecnológicas desenvolvidas por “agricultores-inventores”, fabricantes de equipamentos. “Todo esse apoio é necessário para fazer a discussão mais objetiva possível”, disse ainda Libardi.
Esta é a primeira etapa do projeto. Serão realizados fóruns regionais com o objetivo de discutir e avalizar os resultados dos levantamentos regionais, seguidos por uma Feira Tecnológica para a Agricultura Familiar. A previsão é de que o trabalho esteja concluído até o início de dezembro.