Encontro de servidores estaduais em Pato Branco discute o serviço público

Evento analisou os impactos da formação continuada para o atendimento de qualidade
27/05/2010 - 15:30
Mais de 300 servidores estaduais e militares de diferentes órgãos públicos da administração direta e indireta, da microrregião de Pato Branco, lotaram o Auditório da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPr) na tarde desta quarta-feira (26), para participar do II Encontro Paranaense de Servidores Públicos Estaduais, em Pato Branco.
Promovido pela Escola de Governo do Paraná, da Secretaria de Administração e da Previdência, e pela Sanepar, o encontro discutiu a importância da educação e da aprendizagem contínua para o desenvolvimento pessoal e profissional.
De acordo com a diretora de Recursos Humanos do Estado, Sônia Schober, a busca desse processo reflexivo, juntamente com o governo incentivando a formação de competências múltiplas e capacitação integral do servidor, garantem a excelência no atendimento à sociedade. “Não basta apenas a motivação, deve haver um investimento maciço em reciclagem profissional”, afirmou a diretora.
Durante o evento, foram destacadas as políticas de governo implementadas para garantir a capacitação integral dos servidores. De acordo com dados da área de RH, desde 2003, R$ 65 milhões foram investidos em capacitação. Por meio da Escola de Governo, foram criados em todo Paraná 26 centros de capacitação e 353 telessalas de treinamento, possibilitando 1,2 milhão de participações de todas as áreas do serviço público.
Para o gerente regional da Sanepar, um dos responsáveis pelo evento na região, Gilberto Bonatto, o evento reforça a importância, o orgulho e a responsabilidade do servidor público como prestador de serviços à sociedade. “São profissionais que contribuem para a melhoria da qualidade de vida da população, por isso a necessidade dos serviços serem prestados de forma competente”, disse.
A chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE), Alcioneide Rosa de Oliveira, também destacou a importância desse processo. “Devemos estimular e dar condições para que o servidor sinta-se motivado e preparado para prestar os serviços que lhe cabem. Pois somos nós que representamos o estado no chão da escola, no contato com os pais e alunos, nós que fazemos as ações do governo acontecer”, afirmou.
A programação do Encontro incluiu apresentações artísticas e palestras com os temas “Política de Educação Continuada e Sistema Integrado de Capacitação do Estado do Paraná” e “Servidor público e educação continuada: desafios, avanços e possibilidades”. Ao final do evento os servidores também participaram das atividades físicas do Dia do Desafio.