Encontro de Servidores mobiliza 800 funcionários nas duas primeiras etapas

Eles debateram como aprimorar a relação entre o Estado e o cidadão e discutiram relações interpessoais
04/09/2009 - 16:52
As duas primeiras das 20 etapas do Encontro Paranaense de Servidores Estaduais mobilizou nesta semana cerca de 800 funcionários públicos. Eles debateram como aprimorar a relação entre o Estado e o cidadão, discutiram sobre relações interpessoais e puderam conhecer detalhes e tirar dúvidas sobre a área de recursos humanos do Governo do Paraná. Os dois primeiros encontros foram realizados em Laranjeiras do Sul nesta quinta-feira (3) e em Guarapuava na quarta (2). Em Guarapuava, cerca de 500 funcionários estaduais da região participaram. Em Laranjeiras do Sul, em torno de 300 servidores se envolveram nas atividades, coordenadas pela Escola de Governo/Secretaria da Administração e pela Sanepar, com o apoio de diversos outros órgãos estaduais. O Encontro de Servidores Estaduais tem o objetivo de promover o aprimoramento profissional a partir da integração entre funcionários de todas as áreas de atuação do Estado; dos mais variados quadros, cargos e funções. Com essa integração, a intenção é que cada servidor compreenda a atribuição e as tarefas dos colegas dentro daquilo que é a missão comum: servir ao cidadão. “Essas práticas refletem nas ações do Estado, nas obras e investimentos públicos. E isso só é possível com o trabalho de qualidade do servidor nas mais diferentes áreas. Nós servidores públicos somos o elo com a sociedade”, enfatizou a diretora do Departamento de Recursos Humanos da Secretaria da Administração, Sônia Maria Fedri Schober. MUNICÍPIOS - O evento em Laranjeiras do Sul, que encerrou a programação da semana, foi realizado no Iguaçu Tênis Clube, e contemplou servidores estaduais vindos de dez municípios: Cantagalo, Diamante do Sul, Espigão Alto do Iguaçu, Laranjeiras do Sul, Nova Laranjeiras, Marquinho, Porto Barreiro, Rio Bonito do Iguaçu, Quedas do Iguaçu e Virmond. A coordenação do evento nessa microrregião ficou a cargo dos chefes de Núcleos da Educação (Antônio Altair de Miranda), Agricultura (Joaquim Manuel de Souza Neto); Polícia Militar (Gilmar Golemba Santana), Emater (Sérgio Folda). Inicialmente, todos assistiram a um vídeo institucional com as ações do Governo do Estado. Na abertura oficial, o chefe do Núcleo Regional de Educação de Laranjeiras do Sul, Antonio Altair de Miranda, deu as boas vindas aos presentes, os quais conheceram informações e razões do evento. “A iniciativa deste encontro é uma forma de despertar no servidor público estadual a curiosidade de conhecer a estrutura governamental num todo, de saber a importância da secretaria em que está inserido diante do Estado”, explicou Miranda. Confira, a seguir, os pontos abordados no Encontro Paranaense de Servidores Estaduais, que terá as próximas etapas em Campo Mourão (dia 16), Cascavel (17) e Foz do Iguaçu (18). O evento é promovido pela Escola de Governo (vinculada à Secretaria da Administração e da Previdência), em conjunto com a Sanepar, e com o apoio das secretarias da Educação, Saúde, Agricultura e Abastecimento; do Desenvolvimento Urbano; Trabalho, Emprego e Promoção Social; e ainda Copel, Ceasa, Iapar, Universidade Estadual de Londrina, Polícia Civil, Detran e Cense. Política e Ações de RH do Estado do Paraná Palestra da diretora de Projetos Institucionais da Secretaria de Estado da Administração e Previdência, Sonia Maria Fedri Schober, a qual discorreu sobre a Política e Ações de RH do Estado do Paraná. Na oportunidade, os servidores ficaram impressionados com os números apresentados, tendo que vista que de 2003 a 2009 a Secretaria da Administração e da Previdência, por meio do Departamento de Recursos Humanos, realizou o suprimento via concurso de 44.637 servidores. Além disso, a palestrante evidenciou o aumento no salário do servidor público: em 2002 o menor salário era de R$ 141,82. Em 2009 o menor salário é de R$ 667,10. Além destas informações, Sonia falou sobre o Portal do Servidor e os serviços oferecidos, tais como: PAC-RH atualização da vida funcional; PR Consig, FOPAG/Banco do Brasil, contracheque nos terminais do Banco do Brasil, Manual do Segurado, SAS, Licença Maternidade de 180 dias, entre outros. O Portal do Servidor soma em torno de 500 mil acessos mensalmente. Sonia Maria Fedri Schober destacou ainda a criação da Escola de Governo, em 2004. Relações humanas A segunda palestra do encontro teve como ministrante a Assessora de Planejamento e Desenvolvimento da Gerência Educativa e Coordenadora das Câmaras Técnicas da Escola de Governo, Regina Márcia Brolesi de Souza. A partir de vídeos e dinâmicas, os servidores refletiram sobre o poder das palavras e dos pensamentos. Além disso, foram estimulados a analisar que cada indivíduo é um diamante que precisa ser lapidado. Princípios fundamentais do convívio humano O diretor de Relações com Investidores da Sanepar e Coordenador da Rede de Governo do Paraná, padre Valter Pegorer, proferiu a terceira palestra aos servidores, na qual falou sobre os princípios fundamentais do convívio humano. Valter embasou-se em duas palavras-chave: amor e fé, para estimular os servidores ao bom relacionamento. “Os servidores públicos estaduais são os grandes executores dos programas do governo, auxiliando na realização dos sonhos do povo. Gostei muito do encontro aqui na microrregião de Laranjeiras do Sul, principalmente dos servidores da Educação, é uma equipe de valor, de ouro. Já até falei ao chefe do núcleo, o professor Miranda. Estou impressionado!”, assinalou Valter Pegorer. Senhor do tempo O curitibano Luiz Berlim Junior interpretou o personagem Senhor do tempo, interagindo com o público ao fazer o cerimonial. Ao final do evento reuniu todos os presentes numa orquestra harmônica em forma de mímicas, divertindo todos que em seguida foram recepcionados num coquetel.