A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos encerrou nesta sexta-feira (29) o I Encontro de Formação de Gestores Ambientais Municipais, realizado entre os dias 25 e 29 de maio, no Centro de Capacitação de Faxinal do Céu, município de Pinhão. Nesta primeira fase foram capacitados 400 representantes dos municípios inseridos na bacia do Rio Iguaçu.
Um dos objetivos do evento foi capacitar os gestores para estruturar nos seus municípios setores e/ou secretarias específicas para tratar dos assuntos relacionados ao meio ambiente e também proporcionar subsídios para a utilização das ferramentas previstas no plano gestor de meio ambiente. “Com a formação dos gestores ambientais municipais pretendemos traçar um novo rumo para a política ambiental, de maneira descentralizada”, comenta o secretário do meio ambiente e recursos hídricos, Rasca Rodrigues.
Entre as principais propostas levantadas durante a plenária final estavam a necessidade da criação de novas secretarias municipais de meio ambiente, criação de conselhos municipais e a importância da formalização dos Conselhos Municipal do Meio Ambiente.
Entre os temas de interesse dos municípios que fizeram parte da capacitação, o cumprimento do código florestal, sustentabilidade ambiental e geração de renda, produção de mudas para reflorestamento, coleta seletiva de lixo visando a geração de emprego e renda, instalação de aterros sanitários consorciados, ações de educação ambiental nas escolas e propriedades rurais, criação de cooperativas, aumento da produção agrícola e preservação da fauna e flora.
Além disso, os gestores participaram de palestras, oficinas e debates onde puderam expor suas experiências em relação aos projetos de meio ambiente bem sucedidos e também os problemas enfrentados nos seus municípios.
Para Devanir Araújo Luiz, responsável pela vigilância sanitária do município de Foz do Jordão, as palestras foram importantes porque trataram de assuntos que os municípios estão envolvidos diariamente. “Estamos todos satisfeitos porque o conteúdo, os profissionais e o material didático serão essenciais para auxiliar nas ações do meio ambiente do nosso município”, comenta Araújo.
Durante o encontro os participantes também receberam materiais didáticos que irão contribuir na construção do plano gestor.
PLANO – O plano gestor do meio ambiente tem o papel de estabelecer as regras no jogo da cidadania, por meio da proposta de transformações estruturais, propiciando maior qualidade de vida com projetos relacionados ao meio ambiente. Tem por objetivo regular as atividades e empreendimentos, além de definir diretrizes para a política de desenvolvimento.
A engenheira ambiental da secretaria municipal do meio ambiente do município de Pato Branco, Claudia Pincelli, as oficinas realizadas durante os dias de atividades mostraram realmente e deram todo o subsídio para os gestores poderem fazer os seus planos municipais. “De fácil entendimento e muito didático a metodologia utilizada”, comenta Claudia.
Durante as oficinas a engenheira também apresentou os principais projetos de meio ambiente no município de Pato Branco. Destacou a importância das parcerias entre as instituições e demonstrou um projeto de arborização e paisagismo realizado em parceria com a Universidade Estadual de Maringá (UEM) que vem dando muito certo. “É muito importante que haja parcerias estabelecidas, assim fica mais fácil de desenvolver as ações”, ressalta a engenheira.
Claudia também é membro do Conselho Municipal do Meio Ambiente do município e comenta que o trabalho realizado pelo conselho é essencial para população. “Temos um conselho muito atuante e bem acessível, ouvimos a população para que possamos atender da melhor maneira. Conseguimos chamar até um vereador que participa de todas as reuniões do Conselho e leva as deliberações para Câmara Municipal”, finaliza.
Para a coordenadora do PNC no Paraná, Débora Albuquerque Souza, o resultado da primeira capacitação realizada para os gestores municipais ambientais no Estado foi muito positiva. “Foi um espaço destinado especialmente para eles, os gestores. Aqui tiveram a oportunidade de expor as realidades, trocar experiências e levar para os seus municípios projetos que vem dando certo em outras regiões”, finaliza Débora.
PARCEIROS - O PNC é coordenado por uma comissão com integrantes dos governos federal, estadual e municipal. Diversas instituições foram envolvidas durante a semana de capacitação entre elas estão: SEMA, IAP, Suderhsa, ITCG, SEAB, SEED, SEDU, Sanepar, Copel, Associação dos Municípios do Paraná, Ibama, Ministério do Meio Ambiente, Ministério Público Estadual, ONG’s e municípios.
Esta foi a primeira fase das capacitações, como foram realizadas por municípios que abrangem as bacias hidrográficas, outras quatro capacitações já estão marcadas para este ano. Com isso o Governo pretende capacitar 1,6 mil gestores municipais ambientais.
Encerrado primeiro encontro de capacitação de gestores ambientais municipais
Nesta primeira fase foram capacitados 400 representantes dos municípios inseridos na bacia do Rio Iguaçu
Publicação
29/05/2009 - 17:10
29/05/2009 - 17:10
Editoria