Empresas de Curitiba estão abrindo a partir desta sexta-feira (11), por meio da Agência do Trabalhador, da Secretaria estadual do Trabalho, Emprego e Promoção Social, dez vagas exclusivas às pessoas portadoras de deficiência. São cargos e salários excelentes na visão dos profissionais da Agência, pois os salários giram em torno de 1,5 a 2,5 salários mínimos.
Os interessados podem se inscrever na Agência do Trabalhador durante o horário comercial, tanto através da sede central, na Rua Pedro Ivo, 750, como nas demais espalhadas pelos bairros da cidade.
São vagas para Operador de Áudio de Estúdio (para meio expediente e sem experiência); Operador de Telemarketing Receptivo (meio expediente e sem experiência); Auxiliar de Linha de Produção (sem experiência ou com seis meses de experiência e com curso de mecânica básica); três vagas de Assistente Administrativo (seis e 12 meses de experiência); Caixa de Loja para período noturno (sem experiência); Conferente de Carga e Descarga (curso superior incompleto) e Assistente de Faturamento (curso superior incompleto).
A qualificação desses candidatos varia conforme o emprego, entre ensino fundamental, médio completo e superior. Todos os candidatos a estas vagas devem comparecer na Agência do Trabalhador de posse da Carteira do Trabalho e laudo médico, o que facilitará o encaminhamento do candidato e garantirá a vaga para contratação imediata.
Política - A Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social tem desenvolvido uma política de estímulo às oportunidade de inserção das pessoas deficientes no mercado de trabalho. Uma divulgação intensa tem sido feita junto às empresas e também para atração dos profissionais, motivando-os a se cadastrarem, destacando os benefícios que a inclusão trará aos negócios e à sociedade. Há ainda os programas de qualificação dos deficientes, através de cursos oferecidos pelas empresas e entidades conveniadas, possibilitando que o trabalhador saia da Agência devidamente habilitado para suas funções profissionais.