A instalação da Universidade no Litoral, no município de Matinhos, animou a comunidade litorânea. Os empresários de Matinhos enviaram mensagens de apoio ao governador Roberto Requião pelo empenho na instalação de um campus da Universidade Federal do Paraná (UFPR) no Litoral.
O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Matinhos (Acima-PR), Carlos Dalberto Freire, e o presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Litoral Paranaense, José Carlos Chicarelli, prevêem que o investimento vai reativar a economia local e criar mais empregos.
Freire destacou que a instalação da Universidade no Litoral representa a concretização de um sonho antigo, que sempre foi prometido mas nunca cumprido pelos políticos. Segundo o empresário, a população do Litoral jamais vai esquecer que foi o “governador Roberto Requião, que cumpriu efetivamente essa promessa”.
Segundo o empresário, os comerciantes e o povo da cidade estão satisfeitos porque os jovens da região não necessitam mais abandonar os municípios do Litoral quando forem freqüentar uma universidade. Além disso, outros jovens devem se dirigir à região e conseqüentemente movimentar mais o comércio local.
Chicarelli também agradeceu o governador Requião por essa conquista. “Acreditamos que o turismo na região terá um salto de crescimento considerável e gradual da economia local”, afirmou.
Estrutura - A Universidade no Litoral vai funcionar no prédio que pertenceu a Associação Banestado adquirido no ano passado pelo Governo do Estado por R$ 2,5 milhões. Os cursos superiores ofertados pela Universidade serão Fisioterapia (30 vagas, diurno) e Gestão Ambiental (30 vagas, diurno). O curso de Educação Física, também de nível superior, será implantado em 2006.
Os cursos profissionalizantes serão Técnico em Agroecologia, com ênfase em Aqüicultura, Floresta e Agricultura (36 vagas, diurno), Técnico em Enfermagem (25 vagas, noturno), Técnico em Hotelaria (35 vagas, noturno) e Técnico em Transações Imobiliárias (35 vagas, noturno).