Empresa dos EUA quer adotar modelo gestão do servidor do PR

“Aqui no Brasil são poucas referências, e uma delas são vocês do governo do Paraná”, observou o gerente da filial da Convergys, Nazir Tannús Chair Júnior
16/01/2007 - 16:17
Representantes da Convergys - empresa dos Estados Unidos com filial brasileira em São Paulo, da área de terceirização de processos de recursos humanos - estiveram nesta terça-feira (16), no Centro Administrativo Santa Cândida, conhecendo como funciona a gestão do funcionalismo do governo do Paraná. Pela manhã, os representantes assistiram a uma apresentação de técnicos da Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (Seap). À tarde, o encontro foi com o pessoal da Celepar. De acordo com o gerente da filial da Convergys, Nazir Tannús Chair Júnior, a empresa está interessada na ferramenta de informática Meta 4 e, para isso, está pesquisando como ela vem sendo aplicada e os resultados que tem gerando. “Aqui no Brasil são poucas referências, e uma delas é de vocês do governo do Paraná”, observou o gerente. O Meta 4 é uma das ferramentas do novo sistema de gestão de pessoal que a Seap e a Celepar estão implantando gradativamente no Poder Executivo. Mais agilidade e segurança no processamento da folha de pagamento e a possibilidade de obtenção de um maior número de dados (e cruzamento desses dados), com mais rapidez, estão entre as mudanças que o sistema proporciona. Oportunidade - O diretor de produto da Convergys, Mike Burret, e a gerente de produção, Nelia Maria da Lapa Silva, elogiaram o trabalho dos técnicos da Seap, e disseram ter saído satisfeitos do encontro. Para eles, foi possível conhecer as vantagens e as dificuldades do sistema. “Nós somos muito gratos ao governo do Paraná, por ter dado essa oportunidade de estar hoje aqui reunidos”, afirmou Burret. “Pegamos todos detalhes para termos maior facilidade caso venhamos implementar o sistema”, completou Nelia. A chefe da Divisão de Cadastros de Recursos Humanos (DCRH) da Seap, Lúcia Mara Ijaile – que comandou a reunião – também considerou positiva a troca de informações. “Explicamos como usamos a ferramenta, o funcionamento do sistema. É importante receber grupos de outros lugares.” Dados da DCRH mostram que desde o início de 2003 já foram migrados para o novo sistema de gestão de pessoas informações sobre os quadros das polícias Civil e Militar (em torno de 21 mil policias da ativa), do Iapar (800), dos advogados (156), procuradores (156), dos regimes especiais (celetistas, terceirizados e temporários, 18 mil) e do Quadro Próprio (ou “quadro geral”, um total de 33 mil). O Quadro dos Auditores Fiscais da Federal (1,2 mil) teve a mudança para o novo sistema feita em outubro de 2002.