Embaixador do Brasil na China discute substituição de importações no Tecpar

Reunião tratou do papel do Instituto no novo projeto de estruturação do Complexo Industrial da Saúde no Brasil
Publicação
21/07/2010 - 14:51
O diretor-presidente do Instituto deTecnologia do Paraná (Tecpar), Luiz Fernando de Oliveira Ribas, discutiu com o embaixador do Brasil na China, Clodoaldo Hugueney Filho, o papel do Instituto no novo projeto de estruturação do Complexo Industrial da Saúde no Brasil.
O projeto é uma iniciativa do Ministério da Saúde para que os principais institutos de pesquisa se desenvolvam e tenham condições de produzir equipamentos, produtos e medicamentos. A intenção é diminuir as importações desses produtos. Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) gasta cerca de 8 bilhões de dólares por ano importando equipamentos, produtos e medicamentos.
O embaixador reafirmou a importância do assunto e lembrou que recentemente o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, esteve na China debatendo o tema com autoridades do país.
Ribas também apresentou o Tecpar para a secretária-chefe da Embaixada, que é a responsável pelos assuntos de Ciência e Tecnologia com a China. A primeira-dama do Paraná, Regina Pessuti, acompanhou o embaixador no encontro.