Agosto foi um mês de quebra de recordes na Ouvidoria, da Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral. Nos oito primeiros meses do ano, a instituição somou mais procedimentos instaurados do que em 2004. Além disso, durante o mês foi contabilizado o maior número de atendimentos mensais deste ano.
De janeiro a agosto, foram instaurados 4.467 procedimentos. Em 2004, foram 4.369 casos desse tipo. Esses processos foram enviados para os órgãos responsáveis pelos assuntos para que, após averiguação, seja dada uma resposta para os cidadãos. Somente em agosto, foram 582 encaminhamentos, um número superior aos registros de qualquer mês do ano passado.
Quando se consideram os números gerais de atendimento (que englobam os procedimentos instaurados e os pronto-atendimentos), agosto foi o mês “campeão” de contatos. Ao todo, foram 1.462 registros. O segundo período de maior procura foi abril, com 1.407 atendimentos. Já foram feitos neste ano 9.494 contatos.
O meio mais utilizado pela população ao procurar a Corregedoria e Ouvidoria Geral, no último mês, foi o telefone: 1.057 telefonemas. Também foram feitos atendimentos pela internet, por carta, fax e pessoalmente (405).
Grande parte dos cidadãos fez solicitações de informações: 247 procedimentos instaurados. Mas a população também procurou a Ouvidoria para fazer reclamações (181), denúncias (117), sugestões (24) e elogios (13) sobre as ações da administração estadual.
Balanço – Para o coordenador da Corregedoria e Ouvidoria Geral, Carlos Batista Soares, os números de atendimentos apresentados pela Ouvidoria nos oito primeiros meses do ano mostram que a campanha de divulgação da instituição, realizada no começo do ano, deu resultado. A isso, segundo ele, soma-se o trabalho de divulgação para a imprensa dos serviços prestados pelo órgão.
De acordo com Soares, os resultados também mostram a confiança que a população tem em relação à Ouvidoria. O coordenador cita como exemplo os casos de pessoas que procuram a secretaria, recebem uma resposta e falam da instituição para outras pessoas. “A Ouvidoria tem se consolidado como um canal de comunicação de credibilidade dos cidadãos com o Governo”, completou.
Serviço: Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral. Rua Comendador Araújo, 711, Batel, Curitiba – Paraná. CEP 80.420-000. Telefone: 0800-411113. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 19 horas. Na internet: www.pr.gov.br/ouvidoria.