Em discurso na Câmara, Osmar Serraglio ressalta “grande vitória” no caso Banestado

Deputado federal falou nesta quinta-feira do fim da multa que o Paraná pagava por conta da privatização do Banestado, “que o nosso governador conseguiu viabilizar”
27/05/2010 - 17:40
Em discurso no plenário da Câmara Federal nesta quinta-feira (27), o deputado federal Osmar Serraglio classificou de “grande vitória” o fim da multa que o Paraná pagava por conta da privatização do Banestado, “que o nosso governador conseguiu viabilizar”.
“Era um prejuízo de quase 7 milhões de reais por mês, que colocou o Paraná na lista dos sem crédito e que hoje faz reacender a capacidade de receber investimentos e prosseguir no firme propósito de dar melhores condições de vida aos paranaenses”, disse o deputado.
“O governador Orlando Pessuti, que assumiu o mandato em abril, tem promovido mudanças significativas tanto na forma de governar, em um projeto de conciliação, quanto nas prioridades sociais que são colocadas em destaque. Ele Pessuti trabalha promovendo o diálogo, a aproximação, a compreensão e o bom senso”, destacou Serraglio.
“O novo governador faz o Paraná seguir em frente, sem tropeços, cumprindo metas e promovendo as realizações tão necessárias para a população. É com imensa satisfação que ressalto hoje, nesta casa, que os rumos tomados pelo governador do Paraná são um exemplo a ser seguido”, afirmou o parlamentar.
Leia a íntegra do pronunciamento do deputado federal Osmar Serraglio.
“Senhor Presidente,
Senhoras e Senhores Deputados.
“Venho a esta tribuna para trazer boas notícias sobre a determinação com que vem sendo administrado o Estado do Paraná.
“Ao mesmo tempo, vem sendo executado o maior programa de obras da história do Paraná.
“Com competência, o Estado vem numa trajetória ascendente de crescimento, e neste curto período, o nosso governador conseguiu viabilizar uma grande vitória, em relação à multa imposta na questão do Banco Itaú, no processo de saneamento do Banestado.
“Um prejuízo de quase 7 milhões de reais por mês, que colocou o Paraná na lista dos sem crédito e que hoje faz reacender a capacidade de receber investimentos e prosseguir no firme propósito de dar melhores condições de vida aos Paranaenses.
“O governador Pessuti trabalha promovendo o diálogo, a aproximação, a compreensão e o bom senso.
“Pessuti, oriundo do meio rural, governa para o Campo e para a Cidade, enfrentando os desafios da administração pública, atendendo suas demandas e aspirações, levando sempre em conta que existe apenas um Paraná e que deve ser governado por inteiro.
“Ainda há bandeiras que estão sendo defendidas como a instalação do Tribunal Regional Federal e os desafios da copa do Mundo de 2014, cumprindo todas as exigências do Comitê Executivo da FIFA.
“O governador Orlando Pessuti, ao lado do ex-governador Roberto Requião, mudaram a história do Paraná para melhor. Exemplos estão aí. Visíveis. Em todas as regiões.
“O meu estado, o meu Paraná, segue no caminho certo.
“Promovendo mudanças, encontrando novos caminhos e deixando marcas.
“Nos últimos dias um levantamento feito pelo Instituto Paraná Pesquisas em Curitiba, mostra uma aprovação alta do governo Pessuti que em pouco mais de 30 dias chega a 66,8% que o consideram ótimo ou bom enquanto que a desaprovação caiu expressivamente.
“Portanto senhoras e senhores parlamentares. É com imensa satisfação que ressalto hoje nesta casa que os rumos tomados pelo governador do Paraná são um exemplo a ser seguido.
“Antes mesmo de gerir o estado, é importante salientar as qualidades imensas deste homem público, de caráter ilibado, que auxilia na construção de um novo estado, com integridade e muito trabalho.
“Aliás, Senhor Presidente. O estado do Paraná supera desafios com muita tranquilidade e os índices de empregados com carteira assinada superam os números das demais regiões do país.
“Para este ano, a previsão do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, o IPEA, é de criação de 147 mil postos de trabalho.
“O maior índice de geração de empregos no Estado foi registrado em 2004, com saldo de 122.000 novos postos, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o CAGED, do Ministério do Trabalho.
“No ano de 2009 o saldo de novas vagas chegou a 70.000, fechando o mandato com mais de 2 milhões e 200 mil trabalhadores com carteira assinada.
“O resultado paranaense foi o melhor da Região Sul e a taxa de crescimento no Estado, de 3,23%, ficando acima da média nacional que chegou a 3,11% e de Estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
“A preocupação com o social merece destaque.
“São hospitais regionais e clínicas da mulher, creches, escolas e bibliotecas.
“O programa Leite das Crianças completou recentemente sete anos. Criado em 2003, para diminuir a desnutrição infantil, cumpre com sua função social e reordena a pecuária leiteira do Paraná.
“Além de atender às necessidades básicas de alimentação das crianças, o programa contribui para que os laticínios associados e produtores de leite sejam beneficiados com a garantia de preço justo, na venda de sua produção, o que era uma grande preocupação do governador Orlando Pessuti, ainda quando ocupava a pasta de Secretario da Agricultura.
“Já são mais de um milhão e 200 mil crianças atendidas e a partir de agora o programa será estendido a escolas e hospitais, garantindo uma alimentação mais saudável em todas as cidades do Paraná.
“É, Senhor Presidente, assim, com orgulho que testemunho este novo tempo que o Paraná vive, sob a condução de nosso Governador Orlando Pessuti, a quem desejo ainda maior sucesso, na condução do destino dos paranaenses.”