Em ação inédita no País, governo oferece curso a servidores estaduais e municipais

O curso é ministrado em Curitiba e também transmitido ao vivo a 48 telessalas, em 42 cidades paranaenses
08/10/2008 - 17:24
Mil servidores estaduais, em todo o Paraná, começaram nesta quarta-feira (8), as aulas do curso superior de Tecnologia em Gestão Pública. Desenvolvido pelo Governo do Estado em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Prefeituras, o programa já atende, desde o final do mês passado, 3 mil funcionários públicos municipais. De acordo com os responsáveis pelo programa, a iniciativa de oferecer um curso superior gratuito, específico sobre administração pública, de forma integrada entre servidores estaduais e municipais, e com amplo alcance e número de participantes, é inédita no País. O curso beneficia 4 mil servidores, é ministrado em Curitiba e transmitido ao vivo a 48 telessalas, em 42 cidades paranaenses. “Há algumas experiências, como no Rio Grande do Norte. Mas como esta, resultado de parcerias entre instituições públicas, com essa capilaridade, é algo que não se tem igual nas unidades da federação”, ressaltou a gerente executiva da Escola de Governo, Marli Pasqualin. Ela, o diretor-geral da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Wilson Lipski, e o responsável pelo programa de qualificação de servidores municipais, da mesma secretaria, Mário Figueiredo, falaram aos alunos no encerramento do primeiro dia de aula. EDUCAÇÃO - Wilson Lipski classificou a data como “marco histórico” no Estado. Conforme ressaltou, o Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, vem realizando ações que buscam contribuir para o progresso dos municípios. Essas ações, porém, não se limitam a obras ou financiamentos. A oferta de um curso superior de Gestão Pública para servidores, assinalou o diretor geral, mostra que para o atual governo “desenvolvimento e educação são sinônimos”, ou seja, não se desenvolve sem investimento em processos educacionais. “O objetivo é capacitar 50 mil funcionários públicos municipais, durante os próximos anos. Isso vai representar melhora na prestação dos serviços, pelas prefeituras e pelo Estado, aos cidadãos”, disse Wilson Lipski. “Vale lembrar também que esse curso é resultado de muito esforço para ser implantado, e resultado de uma importante parceria ‘público-pública’”, frisou. QUALIDADE DO CURSO - Integrante da coordenadoria da Secretaria de Desenvolvimento Urbano que atua na qualificação profissional de funcionários municipais, Mário Figueiredo salientou a qualidade do curso que está sendo oferecido. “Não é um curso qualquer. É de nível superior e tem a chancela da Escola Técnica da UFPR, que dispensa apresentações.” Por isso, tanto Figueiredo, como Lipski e Marli Pasqualin aconselharam os servidores contemplados a aproveitarem bem a oportunidade. “Compareçam sempre as aulas, participem, construam conhecimento e tragam isso para a prática”, orientou a gerente da Escola de Governo. “A qualidade do curso também depende da participação dos alunos”, observou Mário Figueiredo. Além da Escola de Governo (instituição vinculada ao Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Estado da Administração e da Previdência) e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (por meio das universidades estaduais) é a outra instituição do Governo do Estado integrante da parceria que promove o Programa de Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública.