Mais de 500 pessoas participaram dos cursos oferecidos pelo Governo do Estado na região de Umuarama, noroeste do Paraná, e cerca de 90% estão empregadas. A informação é do secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Nelson Garcia. As atividades aconteceram entre janeiro e julho deste ano em 12 cidades que fazem parte do Escritório Regional da Secretaria na cidade.
Com altos índices de colocação no mercado formal de emprego, os conselheiros municipais do trabalho e empresários locais já se preparam para definir as aulas para o segundo semestre de 2008.
A escolha dos cursos é feita por representantes de diversos setores, além da própria Secretaria, e leva em consideração as necessidades e particularidades da economia local. Para Garcia, a participação popular na definição das atividades é essencial para o sucesso das aulas. “A estimativa é que em todo o Paraná a média de colocação dos alunos participantes foi de 80%. Eu visitei pessoalmente todas as turmas e fiquei extremamente satisfeito com os resultados no geral. Com este índice em 90%, a região noroeste surpreendeu”, disse.
Em todo o Paraná 6,8 mil pessoas assistiram às aulas de qualificação no primeiro semestre de 2008. Ao todo foram 342 turmas em 180 municípios do estado, um investimento de R$ 3,5 milhões. Aproximadamente 40 mil educandos já foram atendidos pelo Plano Territorial de Qualificação, desde o início do Governo Requião. Graças a recursos do Estado e do Governo Federal foram investidos R$ 16,6 milhões entre 2003 e 2007.
Os interessados para as próximas turmas de qualificação devem ficar atentos, a Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social deve anunciar em breve os cursos para o segundo semestre do ano. As inscrições devem ser feitas nas Agências do Trabalhador (Sine) e, assim como os cursos, são gratuitas.
UMUARAMA - Nestes primeiros seis meses de 2008 se formaram 185 pessoas no município de Umuarama. Na cidade, foram realizados os cursos de Eco-Empreendedorismo, Eletricista de Manutenção Industrial, Customização, Cuidador de Idosos, e ainda os que fazem parte do programa Juventude Cidadã, para jovens entre 16 e 24 anos.
Jovelina Pampim Bolonhezi, foi uma das alunas e já está empregada. “Eu estava desempregada há mais de dois anos e nunca imaginei que teríamos essa oportunidade. Com apenas uma semana de curso consegui me destacar e garanti um emprego com carteira assinada em uma empresa”, conta.
Em Umuarama 90% dos qualificados da região estão empregados
Com altos índices de colocação no mercado formal de emprego, os conselheiros municipais do trabalho e empresários locais já se preparam para definir as aulas para o segundo semestre de 2008
Publicação
17/07/2008 - 15:17
17/07/2008 - 15:17
Editoria