Está sendo realizada em Maringá até o próximo dia 15, a quarta edição da Feira Sabores do Paraná. Até lá os moradores da cidade e de municípios vizinhos vão ter a oportunidade degustar e adquirir os produtos da agroindústria familiar do Paraná. São mais de 600 itens diferentes, disponibilizados por 50 agroindústrias das mais diversas regiões do Estado.
Entre os produtos estão licores, vinhos e sucos; conservas, temperos e condimentos; biscoitos e bolachas; salame e tender de avestruz; massas congeladas; rapadura e outros. “A feira pode ser uma boa opção para as compras de fim de ano, principalmente para aquelas pessoas que gostam de montar cestas com produtos diferenciados e de qualidade”, adianta Abdel Naser, coordenador do Programa de Agroindústria Familiar Fábrica do Agricultor, da Secretaria da Agricultura do Paraná.
Para quem gosta de novidades, a feira oferece produtos exclusivos como patês de tomate seco com rúcula, tomate seco com hortelã, sardela, além de molhos especiais, chope e cerveja caseira, além de vinho e licor de amora.
O vinho de amora foi lançado este ano pela produtora Annelee Dewuls. Foi um sucesso na Feira realizada no início do mês passado em Ponta Grossa, e também está sendo bastante procurado no evento que acontece em Maringá. Produzido de forma artesanal, o vinho passa por um processo de fabricação que dura até um ano, desde a colheita da fruta até o engarrafamento da bebida. Na Feira, a garrafa de 750 ml está sendo vendida a R$ 20. Além do vinho Annelee fabrica outras bebidas destiladas, como aguardante e licor, e a geléia de amora, que foi o primeiro ítem produzido pela agroindústria familiar, que fica em Ponta Grossa.
Annelee conta que toda a matéria-prima usada vem da propriedade da família, que há cerca de cinco anos decidiu agregar valor ao produto. “Foi a solução encontrada pelo meu pai para enfrentar as sucessivas quebras de produção das lavouras de milho e de soja com os excessivos períodos de seca ou de chuva. Foi a partir daí que ele decidiu plantar amora numa área de cinquenta hectares, como alternativa”, explicou a produtora.
Outro estante bastante procurado na Feira de Maringá é o de cortes especiais de carneiro, que tem entre as novidades a casta, que é a carne moída, própria para fazer kafka, prato de origem árabe.
Os visitantes também vão encontrar artesanato feito com fibra de bambu, de couro de tilápia e de pele de avestruz, além de uma variedade de orquídeas.
A Feira funciona todos os dias das 10h às 22h nas instalações da Claspar, que fica em frente a entrada principal do Shopping Avenida. A entrada é gratuita.
Em Maringá mais uma edição da Feira Sabores do Paraná
Entre os produtos estão licores, vinhos e sucos; conservas, temperos e condimentos; biscoitos e bolachas; salame e tender de avestruz; massas congeladas; rapadura e outros
Publicação
09/11/2009 - 17:05
09/11/2009 - 17:05
Editoria