O vice-governador Orlando Pessuti e o diretor do Deral, Francisco Carlos Simioni, entregaram nesta sexta-feira (8) as chaves de 14 tratores durante a abertura oficial da Expoingá. Pessuti entregou o trator número 3.200, do programa Trator Solidário, para o agricultor familiar de Maringá, Antonio Poloto Sobrinho. Junto com Poloto, outros 13 agricultores familiares foram contemplados com a entrega de tratores durante a solenidade de abertura da 37 Expoingá 2009.
Segundo Pessuti, a abertura da Expoingá foi brindada com a chegada das chuvas, tão esperada em várias regiões do Paraná. Por isso, ele aposta no êxito da exposição que irá demonstrar todo o vigor do agronegócio da região Norte do Paraná. “Estamos mostrando a todos que somos capazes de superar as adversidades que a vida coloca em nossos caminhos e hoje, felizmente, começou a chover”, afirmou.
Além de Pessuti, a abertura oficial da 37 Expoingá 2009 contou com a presença da anfitriã, a presidente da Sociedade Rural de Maringá, Maria Iraclezia de Araújo, o prefeito de Maringá, Sílvio Barros, deputados federais, estaduais, o secretario do planejamento Enio Verri.
Para o vice-governador, a Expoingá tem o mérito de reunir tanto os expoentes do agronegócio como da Agricultura Familiar, que produz produtos de qualidade para a mesa dos consumidores. Além da exposição e comercialização de animais de elite, o parque de exposições conta com um espaço espaço denominado de Fazendinha, onde a Emater e o Iapar demonstram toda a tecnologia e programas do governo do Estado que beneficiam a Agricultura Familiar.
O vice-governador destacou a realização do painel que vai discutir a logística da região Norte como fundamental para o Estado. Será debatida, por exemplo, a interligação de Maringá com o Mercosul, com o Oeste do Brasil, uma logística que se integra de forma avançada no transporte. Também serão discutidos temas importantes como rodovias, hidrovias, ferrovias, portos, aeroportos, devendo abrir um novo espaço para esta região e para todo o País, salientou.
Para que essa exposição aconteça em alto nível, Pessuti lembrou que o governo do Estado se empenhou com todos os seus serviços de infraestrutura. Inclusive o vice-governador reforçou o compromisso assumido no ano passado pelo governador Roberto Requião de liberar recursos para a recuperação do pavilhão do parque, cujo telhado foi danificado pelas chuvas. Segundo ele, o governo já autorizou R$ 200 mil que serão repassados à prefeitura de Maringá, para assumir as obras dos reparos.
TRATORES - Na entrega das chaves dos tratores, Pessuti lembrou que a meta do governo do Paraná era entregar 4.000 tratores até outubro de 2010. Porém, com a parceria firmada com a empresa fabricante, o Banco do Brasil, a Agência de Fomento, será possível dobrar essa meta e entregar 8.000 tratores.
Para o agricultor Antonio Poloto Sobrinho, o grande beneficio do programa Trator Solidário é o prazo de pagamento, de 10 anos, e também pela equivalência-produto que dá tranquilidade para o pagamento. Ao adquirir um trator de 75CV de potência, o agricultor disse que sua dívida foi transformada em 150 sacas de soja por ano, volume que ele tem condições de pagar.
Segundo o diretor do Deral, Francisco Carlos Simioni, o programa está contribuindo com a melhoria da produção e da produtividade da propriedade da agricultura familiar. Com isso, melhora a qualidade de vida dessa agricultura e a expectativa de aumentar a produção agropecuária no Paraná.
A presidente da Sociedade Rural de Maringá, Maria Iraclezia de Araújo, está otimista com os negócios a serem realizados durante a Expoingá, que se realiza até o dia 17 de maio. Segundo ela, este ano todos os espaços do parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro foram comercializados. “A crise não afetou a realização da exposição. Pelo contrário, este ano tivemos a inclusão de mais raças de animais além das tradicionais e certamente o pecuarista encontrará uma diversidade de negócios”, afirmou.
Em Maringá, Governo entrega trator número 3.200
O vice-governador Orlando Pessuti entregou nesta sexta-feira (8) o veículo, do programa Trator Solidário, ao agricultor familiar de Maringá, Antonio Poloto Sobrinho. Outros 13 agricultores também foram contemplados durante a solenidade de abertura da 37 Expoingá 2009
Publicação
08/05/2009 - 18:10
08/05/2009 - 18:10
Editoria